O futuro começa agora: você sabe o que é a Hora do Planeta?

hora_do_planeta_blog

Se alguém lhe desafiasse a desligar as luzes de sua casa e se desconectar durante uma hora, em pleno sábado à noite, você conseguiria? Essa é a proposta da Hora do Planeta, movimento da ONG WWF Brasil para promover uma conscientização quanto ao aquecimento global.

O projeto teve sua primeira edição em 2007, em Sidney, na Austrália, e, desde então, outras cidades do mundo passaram a apagar as luzes durante 60 minutos, no último sábado de março, para alertar a população sobre os problemas ambientais causados devido ao aumento da temperatura média dos oceanos. A escolha da data não é por acaso, o mês coincide com o equinócio de primavera, no Hemisfério Norte e, com o de outono, no Hemisfério Sul.

O Hour of Earth – como é conhecido em outros países -, chegou ao Brasil em 2009 e foi aderido inicialmente por mais de 100 cidades. De acordo com o site da ONG, em 2015 as luzes de 626 ícones foram apagadas, 185 municípios (incluindo todas as capitais) participaram e, aproximadamente 4 mil pessoas se reuniram no evento oficial, realizado na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Com o slogan O Futuro começa Agora, a campanha da Hora do Planeta 2016, vai além do “apagar as luzes”, ela promove uma reflexão sobre como podemos nos comprometer e colaborar com a preservação da Terra. É um ato simbólico e voluntário.

Para participar, neste sábado, dia 19 de março, desligue as luzes de sua casa durante 1 hora – das 20h30 às 21h30. Se possível, também desconecte-se, mas, se não der, utilize a hashtag #tamojunto para colaborar com a iniciativa nas redes sociais.

Em Santa Catarina, de acordo com o site oficial da WWF Brasil, seis cidades participarão da Hora do Planeta: Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Joinville, Nova Veneza e São Bento do Sul. Para mais informações, acesse: www.wwf.org.br. Assista ao vídeo oficial da campanha e participe! ;)

    Leia também: