Está difícil de conciliar o tempo? Conheça o método de organização GTD!

topo-de-blog

Terminar aquele relatório super importante, lembrar de caminhar na praia no fim do dia ou se preparar para uma entrevista de emprego. Com tantas tarefas para lembrar, fica difícil conciliar todos os afazeres, não é? Mas você já parou para pensar quantas vezes acabou fazendo uma tarefa menos importante e esquecendo daquela que era primordial?

Pensando nesses problemas da rotina, foi criada uma forma simples de organizar as atividades necessárias sem deixar nada de lado. É o método de organização GTD (Getting Things Done, ou no português “Resolvendo as coisas”), criado pelo consultor americano David Allen. O processo se baseia em como utilizar uma simples agenda, mas não de uma forma qualquer: o uso deve ser feito com sabedoria para gerar os melhores resultados possíveis.

O ponto inicial é anotar tudo que precisa ser lembrado, desde pequenas compras até reuniões importantes. Assim fica mais fácil determinar quais são as atividades prioritárias. Nesse caso, certamente a reunião deve ter mais relevância, enquanto as compras podem ser feitas mais tarde.  

A famosa ideia de não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje na verdade faz toda a diferença aqui. Aquela conta que você levaria meia hora para pagar pode ser retirada da lista do outro dia se você fizer hoje no tempinho que resta entre uma atividade e outra.

O resultado é um compromisso a menos no meio de tantos outros! Assim, ações pequenas acabam não acumulando no meio de grandes tarefas e preocupações.

Método de organização GTD: como colocá-lo em prática?

A regra então é começar anotando tudo!

Depois é só separar cada item por ordem de importância e determinar o tempo necessário para realizá-lo. Separe o que deve ser feito com urgência de outras atividades simples, mas que também são importantes. Já percebeu que no meio das tarefas imprescindíveis também existem aquelas pequenas que podem ser realizadas em menos de 10 minutos? O melhor é fazê-las o quanto antes para ficar livre dessas!

Então pegue uma caneta e a agenda para começar! Sabe o almoço marcado com o colega que você não vê há anos? Você pode ir com tranquilidade após se preparar para aquela reunião importante com o seu chefe. E no caminho ainda consegue passar no banco para pagar uma conta. É só se organizar!  

Desistir de todas as tarefas que parecem impossíveis de encaixar na rotina com certeza não é a melhor opção, mas aprender a organizar a vida certamente vai ajudar muito para que nem as obrigações nem o lazer sejam deixados de lado.

Essas técnicas de gerenciamento de tempo também são extremamente importantes para os profissionais que buscam se destacar no mercado de trabalho. E para aqueles que querem se especializar, o Senac SC está com inscrições abertas para cursos de curta duração, técnicos, pós-graduação e até graduações em diversas áreas de conhecimentos. Saiba mais sobre nossas opções e garanta já a sua vaga.   

Leia também