Conheça mais sobre o mercado de orgânicos

1310

O mercado de orgânicos vem se mostrando como uma área próspera de investimento. O Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (ORGANIS) realizou uma pesquisa para identificar o perfil do consumidor de orgânicos no Brasil. Os dados foram surpreendentes: 15% consomem produtos orgânicos, sendo o maior índice para a região sul, com 34%.

O Brasil está se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos orgânicos. Por isso, esse nicho de mercado tem aumentado nos últimos anos. Além disso, a busca por uma vida mais saudável também é responsável por esse aumento no consumo. Se você tem interesse entrar nesse mercado, veja algumas dicas que separamos.

Legalização

Para começar, os produtos orgânicos precisam de certificação. Existem três formas de garantir a certificação de orgânicos, mas duas delas exigem selos padronizados, o que eleva os custos. A forma mais barata e de venda direta ao consumidor é a Organização de Controle Social (OCS) que pode ser formada por um grupo, associação, cooperativa ou consórcio, com ou sem personalidade jurídica, de agricultores familiares organizados e cadastrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse método permite a venda direto ao consumidor, prática que já é comum em feiras de rua. Ter a OCS pode ser a garantia de uma venda segura e com qualidade para o consumidor final.

Sustentabilidade

Não faz sentido vender produtos orgânicos e não se preocupar com os outros processos que existem nessa venda. Por isso, pense em como você irá distribuir, qual o formato e o processo que os produtos passam até chegar ao consumidor. Evite desperdícios durante a etapa de produção. Pense em embalagens que são recicláveis ou reutilizáveis. Isso contribui para o reconhecimento da sua marca e para o meio ambiente.

O mercado

Segundo os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano. O público de academias, supermercados e lojas de produtos naturais são consumidores em potencial já que produto orgânico está fortemente relacionado a alimentação. No entanto, é possível ir além e pensar em segmentos diferentes, como por exemplo o ramo de saúde e beleza. Maquiagens orgânicas e naturais tem atraído o público pela qualidade e cuidado com o meio ambiente como já falamos um pouco aqui.

Gostou das nossas dicas? Agora basta estudar o mercado para abrir seu próprio negócio e gerir sua empresa no ramo dos orgânicos. Conheça as opções de curso na área de gestão que podem contribuir para o seu negócio: http://senac.sc/KY5n9w

 

Leia também: