Novidades Tecnológicas para 2019: acompanhe os últimos lançamentos da maior feira de eletrônicos do mundo

0802

O ano começou cheio de novidades dentro da CES (Consumer Electronics Show), uma feira especializada no lançamento de novas tecnologias e produtos eletrônicos, que aconteceu em Las Vegas em janeiro. A feira acontece desde 1967, onde, ao longo dos anos, foram anunciados grandes produtos e tecnologias, como, por exemplo, o VHS, o CD, a TV em alta definição, entre outros. Leia sobre algumas das novidades anunciadas nesta edição:       

Internet 5G

Já falamos um pouco sobre a Internet 5G em nosso blog. Essa tecnologia promete uma velocidade de conexão 100 vezes mais rápida e com menor consumo de bateria que a atual 4G. Além disso, a diminuição no tempo de resposta diante do comando do usuário permitirá, por exemplo, realizar cirurgias à distância ou com realidade virtual e aumentada. O primeiro celular a utilizar essa tecnologia deve chegar ainda este ano.  

Hiperconexão

Sabe aquelas cenas de filmes futuristas, onde é possível controlar a intensidade da iluminação ambiente, abrir as janelas da casa ou, ainda, acompanhar o sistema de vídeo e segurança pelo celular ou tablet? Essa realidade está cada vez mais próxima. A ideia é que nossos utensílios domésticos (casa, eletrodomésticos, eletroeletrônicos) estejam cada vez mais conectados conosco. Exemplos dessa tecnologia são os assistentes de casa Alexa, da Amazon, e Google Home, do Google, que já executam algumas das tarefas citadas acima. A tendência é que este tipo de tecnologia se estenda para outros – se não todos – eletrodomésticos.

Televisão

Os televisores são os queridinhos da feira. E, pela evolução dos serviços de streaming, as características tecnológicas estão cada vez mais ousadas. Iluminação da tela, qualidade de imagem, resolução e formatos são as apostas dos fabricantes. Uma das inovações anunciadas é a nova tela com milhões de chips microscópicos, capazes de reproduzir milhares de cores. Outra novidade é a TV “enrolável”, que deve chegar ao mercado ainda em 2019.

Futuro do transporte

Para a mobilidade urbana, a moto elétrica foi a sensação da feira, junto dos táxis aéreos, cuja proposta auxiliaria a desafogar o trânsito. As montadoras mostraram grandes evoluções em termos de segurança e conectividade para carros, com veículos que permitem desde customização – assim como nos smartphones – até assistentes virtuais, que darão dicas de condução, além de novos sistemas de alerta de perigo, engarrafamentos e vagas disponíveis para estacionar antes mesmo de avistá-las.

Outra novidade será a utilização de inteligência artificial para perceber como o condutor está se sentindo e, a partir da leitura de dados como temperatura corporal, frequência cardíaca e leitura facial, adequar a temperatura e cheiro do ambiente.

Essas são algumas das novidades tecnológicas para 2019. Qual você achou mais interessante?

Leia também: