Como um intercâmbio executivo pode enriquecer sua carreira profissional

0708

Viajar proporciona inúmeras experiências, como conhecer culturas diferentes e compartilhar momentos. As Missões Técnicas do Senac SC possibilitam intercâmbios executivos, experiências internacionais voltadas ao conhecimento aprofundado e que ampliam a  percepção sobre o mercado global.

São momentos que proporcionam o networking entre os participantes e os representantes das empresas visitadas, o que possibilita estabelecer redes de relacionamentos durante as viagens e trocas de experiências e soluções entre indivíduos ou grupos que têm interesses comuns.

Além de passar por vivências que potencializam o aprendizado, os intercâmbios executivos podem ser uma experiência decisiva para o sucesso da sua carreira ou negócio. É um momento para troca de conhecimento e orientação capacitada por uma equipe técnica. Você conhece outra cultura, e ainda volta trazendo na bagagem uma visão de mundo e de mercado mais abrangente. 

Atualmente, os programas internacionais oferecidos têm objetivos específicos e focados em modelos de negócios distintos, são eles: a Missão Técnica Orlando com foco em Turismo;  a Missão Técnica Vale do Silício que é voltada para o mercado de inovação nos negócios; o Programa Executivo Internacional Ingolstadt com objetivo de apresentar os modelos de gestão do mercado alemão; e a Missão Técnica New York que é focada no setor varejista.

Conheça os intercâmbios executivos oferecidos pelo Senac SC

Orlando:

Recorde em turismo, Orlando, na Flórida, é uma das principais referências de passeios turísticos do mundo, principalmente por brasileiros. A cidade faz sucesso pelos seus grandiosos parques temáticos, mas também chama atenção no setor de compras. É modelo em eventos, entretenimento e lazer. 

A Missão Técnica Orlando é voltada à gestão compartilhada que promove o Turismo Cultural e a experiência artística. Esse intercâmbio executivo é o compromisso com o desenvolvimento profissional de gestores e empresários de organizações e prestadores de serviços do Turismo, e também proporciona oportunidades de benchmarking, que é quando uma empresa examina ações de outra empresa com o intuito de melhorar a mesma função ou semelhante.

Seu objetivo principal é oportunizar vivências, analisar as estratégias e modelos utilizados para a atração e retenção turística e avaliar a participação dos agentes turísticos da região e a relação com o poder público local. 

Vale do Silício: 

É no Vale do Silício, região da Califórnia, que está o motor da inovação mundial, tendências de novas tecnologias e desenvolvimento em nível nacional, envolvendo as maiores empresas de ponta do mundo. Dentre as tendências, estão tecnologias voltadas à saúde, inteligência artificial para o dia a dia e realidade virtual e aumentada.

Essa experiência internancional busca mostrar como são criados os novos negócios, produtos e oportunidades dentro de um mercado já estabelecido, e fazer com que os empresários de Santa Catarina apliquem as inovações no dia a dia das suas empresas.

Durante a Missão são realizadas visitas técnicas orientadas a empresas que atendem os segmentos como: cultura empreendedora, educação empreendedora, negócios internacionais, aceleradoras e incubadoras e empresas de nicho. Esses momentos têm o objetivo de fomentar vínculos comerciais com empresas que atuam em seu segmento de mercado, criar parcerias comerciais, aprendizado via Q&A e agregar valor para os empresários e empreendedores.

Missão New York

A Retail’s Big Show, organizada pela National Retail Federation, acontece todos os anos e é o maior evento de varejo do mundo. A cidade é uma ótima opção para manter-se perto das tendências do setor varejista e das estratégias para o comércio, onde reúnem-se os principais nomes atuantes no segmento para debates, palestras e apresentações. 

No mercado dinâmico e inovador de NY, que é o centro das atenções mundiais quando o assunto é o comércio, a participação no evento permite conhecer o futuro do setor e avaliar quais as tendências são mais aplicáveis à realidade brasileira.

Na Missão Técnica New York, além da participação na Retail’s Big Show, o grupo participa de visitas técnicas com o objetivo de oportunizar conhecimento para aperfeiçoar práticas e estimular novos formatos e meios de gestão para alcançar o sucesso em seus negócios.  Além disso, estimulam novas ideias que podem ser adaptadas e aplicadas no mercado catarinense. 

Programa Executivo Internacional Ingolstadt

A cidade de Ingolstadt, na Alemanha, é um ótimo roteiro para quem deseja visitar empresas de referência no mercado europeu. No mundo empresarial, possui um amplo aprendizado sobre estratégias de mercado, inovação e tendências do comércio para todo o processo dos negócios.

Disciplina é a base da gestão alemã o comprometimento e dedicação são características marcantes desse mercado. Ingolstadt é a cidade onde as empresas investem em inovação e aceleração do comércio, por meio de uma abordagem que visa a melhoria do desempenho de gestão.

O Programa Executivo Internacional, voltado para empresários e gestores do comércio nacional, tem como objetivo fomentar a inovação da gestão de seu negócio e acelerar seus resultados. São realizadas visitas técnicas mediadas dentro da Universidade Technische Hochschule Ingolstadt (THI), e em empresas que recebem suporte consultivo e desenvolvem projetos em parceria com a instituição.  Essa experiência possibilita conhecer cases de sucesso e conversar com os seus  gestores para saber como funciona o processo de desenvolvimento e gestão de projetos executados por essas empresas. 

Ao final do intercâmbio executivo, o grupo participa de um workshop em que é desenvolvido um plano de ação para possibilitar a aplicação de todo conhecimento adquirido e os insights surgidos a partir da vivência do Programa.

E aí, você se interessou por  em alguma dessas opções? Saiba como participar  das  Missões Técnicas do Senac SC e não perca a oportunidade de experimentar novas culturas. 

Leia também: