Programa Alimentos Seguros: segurança alimentar para seu negócio
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
Se um dia você chegasse ao trabalho e seu chefe lhe chamasse para conversar com uma proposta: você não precisa mais comparecer ao escritório, basta que faça suas funções diretamente de casa, no prazo estabelecido, ganhando o mesmo salário. Qual seria sua resposta?
Em um primeiro momento, a ideia de trabalhar home office, com roupas confortáveis e pantufas, sem precisar sequer pentear o cabelo ou enfrentar horas de trânsito parece ótima, não é? Mas saiba que esses privilégios não funcionam para todas as pessoas.
No início, é muito provável que seus amigos e familiares achem que, por você trabalhar em casa, não precisa cumprir horários e, por isso, podem abusar da sua “liberdade”, pedindo favores no meio do dia ou fazendo visitas inesperadas. Outro problema comum são as horas de trabalho que começam a se misturar com seus momentos de lazer. Mesmo sem perceber, você lembrará, às 22h, que esqueceu de terminar aquele relatório para amanhã e em “cinco minutinhos” irá descansar. E lá foram horas a mais de trabalho, que farão você se sentir cansado e improdutivo durante a manhã seguinte.
Para evitar que esses e outros problemas tornem improdutivo o seu expediente home office, nós separamos algumas dicas para ajudá-lo a não cair nessas armadilhas:
Um dos maiores desafios de trabalhar em casa é conseguir estabelecer limites para as pessoas com quem você mora. É muito mais fácil eles entenderem que não podem interrompê-lo se você estiver em um escritório do que no quarto ao lado. Por isso, é importante explicar a eles que, apesar de estar em casa, você não estará disponível para favores ou telefonemas pessoais durante o dia.
Escolha uma ambiente da casa, de preferência silencioso e que não seja o seu quarto, só para você. Ali, instale seus aparelhos eletrônicos, organize documentos necessários para o trabalho e garanta que ninguém mais use o cômodo para outros fins. Isso o ajudará a separar os momentos de trabalho dos de lazer.
Não é porque você está em casa que seu chefe não cobrará produtividade. Pelo contrário, por isso saiba quantas horas efetivas você está trabalhando e o quanto conseguirá produzir naquele dia. Em seguida, garanta que as tarefas sejam cumpridas.
Estabelecer uma rotina o ajudará a manter tudo dentro do previsto. E não deixe de fazer intervalos para recarregar as energias. Afinal, se você tinha pausas enquanto trabalhava em escritório, não há razão para deixar de fazê-las só porque está em casa, certo?
Um dos maiores problemas que os chefes têm com seus colaboradores que trabalham home office é não conseguir entrar em contato com eles quando necessário. Portanto, mantenha-se sempre online durante o expediente e não esqueça de avisá-lo sempre que não estiver disponível.
E você, tem alguma outra dica de produtividade para compartilhar conosco? ;)
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), o Senac SC trabalha para garantir a segurança alimentar nos estabelecimentos de gastronomia. Com capacitações e...
O ensino médio é uma etapa fundamental na formação acadêmica e profissional dos jovens. Nos últimos anos, o modelo de ensino médio integrado...
O ensino híbrido é uma modalidade que veio para ficar. Por ser uma alternativa que alia a flexibilidade do ensino a distância e...
Novo Post!