Entenda a diferença entre home office, coworking e escritório

1607

Encontrar a melhor rotina de trabalho parece cada dia mais simples. Mas seguir um horário habitual de trabalho no escritório ou organizar o próprio tempo de produção são alternativas que refletem diferente em cada pessoa. Algumas se sentem mais criativas ao escolher um ambiente novo todos os dias, outras preferem cumprir suas tarefas em horários e ambiente fixos. Nessa hora, a melhor saída é analisar o que combina com você e desfrutar dos bons resultados!

Home office ou escritório: qual a melhor opção?

O escritório é o local mais popular para os profissionais cumprirem o seu trabalho. E para algumas pessoas essa continua sendo a melhor opção, já que o hábito diário pode representar disciplina e produtividade. Dessa forma, o melhor ambiente é aquele que o deixa seguro para atingir bons resultados. No entanto, trabalhar em casa é outra possibilidade que vem atraindo cada vez mais adeptos.

Também conhecida como home office, a possibilidade de trabalhar em casa é uma alternativa que proporciona mais liberdade no horário e no local de trabalho. Entretanto, por mais que cumprir tarefas como um autônomo possa ser uma opção diferenciada, é preciso de planejamento para que os resultados não sejam afetados. Para começar, é fundamental contar com um espaço silencioso e adequado, de preferência separado da convivência com outros moradores. Além disso, definir um horário para cumprir suas funções faz toda a diferença, assim o ambiente profissional não é inserido na rotina da casa 24 horas por dia.

Afinal, o que é coworking?

Além do home office, outra possibilidade bastante adotada é o coworking, que pode ser vista como uma opção intermediária entre as duas anteriores. Nela o profissional tem a liberdade de escolher o local e o horário que prefere trabalhar, mas para isso ele aluga um espaço compartilhado. Para entender melhor como funciona, imagine uma empresa baseada em oferecer espaços equipados para autônomos. Através de pacotes mensais, você tem a possibilidade de usar o ambiente quando precisar e interage com pessoas de diversas áreas. Pode ser uma novidade e tanto para quem busca liberdade, mas ao mesmo tempo não quer deixar de lado a convivência diária!

Entre as três possibilidades, ambas oferecem grandes benefícios. Por isso, depende de cada profissional identificar a melhor opção de acordo com o seu estilo de trabalho. Analise questões como a facilidade em organizar horários e entregas sem a rotina de fixa de um escritório. Caso você sinta que é possível, as outras alternativas podem render ótimos resultados!

Leia também: