Conheça grandes nomes da gastronomia catarinense

2407

A gastronomia ganhou destaque nos últimos anos, especialmente por conta dos muitos programas, competições e séries disponíveis em vários lugares. A alta exposição da profissão contribuiu para a popularização da alta gastronomia e, em Santa Catarina, contamos com talentosos chefs que atuam com diferentes vertentes culinárias. Conheça alguns dos chefs catarinenses que podem inspirar você: 

chef cooking

    Daniel André Lopes

    Avaliador_Danie-André-Lopes_Cozinha_2

      Reconhecido pela ABAGA, Associação Brasileira de Alta Gastronomia, o chef conheceu sua paixão aos 11 anos, cozinhando nos acampamentos do grupo de escoteiro que participava. Seu primeiro contato com a culinária foi em uma cozinha industrial em Joinville, onde começou como lavador e, depois de um ano, recebeu uma promoção para atuar como auxiliar de cozinha. Destacou-se entre os colegas auxiliares e, por fim, ganhou a oportunidade de ser cozinheiro. Trabalhou durante anos em um restaurante em Balneário Camboriú ao lado de um chef francês, onde pôde aprender muito sobre gastronomia e, eventualmente, tornar-se chef. Atualmente, leciona em várias instituições de ensino e é professor especialista no quadro do Senac SC. 

      Janete Borges

      Começou sua história com a gastronomia ao lado dos pais, em Imbituba, pescando e cozinhando com a família. Entre suas experiências, trabalhou ao lado do chef Alex Atala e até hoje mantém contato com o cozinheiro para levar algumas das influências catarinenses para outros estados. É reconhecida por valorizar a culinária catarinense e utilizar ingredientes de fornecedores locais. Hoje atua na cozinha do IL Campanario Villaggio Resort, em Jurerê Internacional.

      Heiko Grabolle

      thumbnail_016

        Nascido na região de Westfalen, na Alemanha, cresceu em um vilarejo com cerca de mil habitantes. Encantou-se pelos aromas dos temperos de sua região e, inspirado nisso, formou-se na escola profissional para chefs Fischbacherberg. Durante sua carreira, trabalhou em restaurantes na Alemanha, como chef na Otan, Inglaterra, Espanha, mas foi no Brasil, com ajuda do charme de uma brasileira, que estabeleceu residência. Trabalha intensamente para mesclar os sabores da cozinha alemã e brasileira, sem deixar a harmonização de pratos e cervejas de lado. Atualmente, é chef e consultor do Senac Blumengarten, em Blumenau

        Leo Abreu 

        Com uma história recente, o chef começou vendendo brownies que sua esposa fazia de porta em porta nos centros comerciais de Florianópolis. Aos poucos, o casal foi se dedicando às sobremesas artesanais, abriram uma loja e fizeram um canal no YouTube. Depois de três anos, suas receitas bombaram na internet graças ao um conteúdo de qualidade, bem editado e com receitas deliciosas. Sua cozinha é conhecida por ter um estilo mais rústico e, hoje, atua e é sócio no O Ferro – Rango Sincero, em Florianópolis. 

        Esses são apenas alguns dos inúmeros chefs catarinenses que podemos citar. Se você também deseja trabalhar com gastronomia, conheça os cursos disponíveis na área do Senac SC: http://senac.sc/16FzBg

        Leia também: