Gestão e Negócios: conheça as diversas opções de atuação na área

post1-topodeblog

Quando falamos sobre Gestão e Negócios, pensamos logo na área de Administração das empresas. Apesar de essa ser, de fato, uma das principais linhas de formação do setor, é possível ir muito além! Você conhece todos as frentes que envolvem o segmento de Gestão e Negócios?

Com uma demanda crescente no mercado de trabalho, os profissionais da área de Gestão e Negócios têm a responsabilidade de ajudar empresas, instituições e organizações a atingirem suas missões e objetivos. São esses setores que precisam pensar em estratégias que garantam a eficácia e a produtividade, além de gerir e solucionar possíveis impactos sociais das suas ações.

Já deu para perceber que é bastante ampla a área de atuação de um profissional de Gestão e Negócio, né?

Por exemplo, enquanto o profissional de Recursos Humanos é responsável pela administração de pessoal – recrutamento, seleção, treinamento, a equipe de Marketing trabalha mais com a comunicação e o relacionamento com o público. Já a área de vendas se volta à atividade final da organização: a comercialização do produto ou serviço e apoio ao cliente.

Além disso, ainda fazem parte desse segmento os setores de Administração, Comércio Exterior, Finanças, Logística, Qualidade e Transações Imobiliárias. Todos eles precisam trabalhar para que tudo funcione de forma harmônica e coordenada a fim de alcançar metas dentro da organização.

Por isso que, além de habilidade técnica, é essencial que os profissionais da área de Gestão e Negócios tenham uma capacidade de planejamento, organização, comunicação e, claro, gostem de trabalhar em equipe. O potencial de liderança e para tomar decisões são também considerados diferenciais para o mercado de trabalho.

As organizações veem o profissional da área como uma parte essencial para superar obstáculos e driblar a concorrência. Afinal de contas, é ele quem determinará quais caminhos devem ser seguidos para que objetivos sejam alcançados e metas sejam superadas.

Egressos de Gestão e Negócios poderão se registrar no CRA/SC

Uma ótima novidade para os alunos do Senac é que, a partir de setembro, os egressos dos cursos técnicos do Eixo de Gestão e Negócios poderão fazer seu registro no Conselho Regional de Administração (CRA/SC).

A área de Gestão e Negócios engloba os cursos: Técnico em Administração, Técnico em Comércio Exterior, Técnico em Finanças, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Qualidade, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Vendas.

De acordo com Renata Scheidt, Analista Estadual do Eixo de Gestão e Negócios do Senac SC, essa  é uma conquista muito benéfica para os profissionais do setor. “O registro em Conselho, além de contar pontos em uma avaliação curricular – afinal, imprime credibilidade – assegura também o amparo legal, além de oportunizar o contato com outros colegas de profissão.”, afirma.

A professora da área de Gestão e Negócios também comemora a mudança. “Fazer parte de uma instituição como o CRA/SC possibilita uma maior visibilidade e atualização do profissional, pois oportuniza a participação em eventos e palestras da área e o recebimento de informações atuais sobre a categoria. Além disso, representa uma segurança à sociedade de que esse profissional é perfeitamente habilitado para exercer sua profissão, sendo uma das grandes preocupações do conselho a fiscalização das funções”, explica.

Sobre os CRAs

Os Conselhos Federal e Regionais de Administração foram criados para fiscalizar e regulamentar o exercício das atividades abrangidas pela Lei nº 4.769/1965. Cabe a eles a defesa dos interesses da sociedade e a necessidade de regulamentar o registro profissional dos egressos de cursos de educação profissional técnica de nível médio relacionados à Administração, contemplados no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT).

Quer conhecer um pouco mais sobre a grade curricular dos cursos de Gestão e Negócios do Senac SC? Acesse nosso site e faça a sua inscrição!

Leia também: