Formação superior em gastronomia desenvolve competências de produção, gestão e serviços

formacao_superior_gastronomia_blog

Se tem algo com o poder de reunir as pessoas e fazê-las curtir um bom momento de confraternização, é a comida. Mais do que uma necessidade básica, a gastronomia pode proporcionar experiências marcantes e fazer parte de mudanças de vida. Nos bastidores desse universo complexo, são necessários profissionais com gosto por servir e agradar as pessoas, atendendo a diferentes paladares por meio de técnicas apuradas e conhecimento nutricional.

O dia a dia de uma cozinha profissional envolve exigências em detalhes e ritmo acelerado. Por isso, quem deseja atuar na área precisa estar habilitado para trabalhar de acordo com as demandas do mercado na área, que disponibiliza ampla oportunidades de trabalho. O curso superior de Tecnologia em Gastronomia, oferecido pelo Senac em Santa Catarina, qualifica o profissional a partir de uma visão abrangente dos processos gastronômicos, o que inclui técnicas de produção, gestão, pesquisa e serviços de restaurante.

Durante o curso, que tem duração de dois anos e meio, o aluno desenvolve competências para executar e controlar produções gastronômicas, conforme normas de higiene e segurança alimentar; planejar e elaborar diferentes tipos de cardápios, observando características como sazonalidade e regionalidade; trabalhar em equipe e coordenar atividades; demonstrar visão sistêmica de processos que envolvem os segmentos de gastronomia.

Depois de formado, o Tecnólogo em Gastronomia pode se especializar em uma gastronomia específica, abrir o próprio negócio ou buscar inserção em estabelecimentos que necessitam de serviços na área, como restaurantes bares, hotéis, bufês, consultorias, eventos, hospitais, entre outros. A carreira para se tornar um chef de cozinha é longa, com desafios e aprendizado. Mas, com muita dedicação e prazer pela cozinha, é só uma questão de tempo para ter o nome como referência em gastronomia.

Os interessados na área podem fazer sua inscrição no vestibular Senac 2016 através deste link.  e optar por fazer uma redação ou concorrer pela nota na redação do ENEM a uma vaga no curso superior de Tecnologia em Gastronomia na Faculdade Senac em Blumenau.

Confira também:

Gastronomia online: 4 canais para aprender a cozinhar
Vestibular 2016: Venha para a Faculdade Senac

Leia também: