Fique ligado e desligue o monitor!

Desligue o monitor!

Nos Estados Unidos, as empresas desperdiçam cerca de US$ 2,8 bilhões por ano com energia elétrica consumida por computadores que são deixados ligados após o fim da jornada de trabalho nas empresas. Segundo o relatório ‘‘PC Energy Report’’, da empresa 1E, metade dos 108 milhões de microcomputadores corporativos dos Estados Unidos permanece ligada durante o período pós-expediente.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia, o desperdício de energia atinge cerca de R$ 10 bilhões por ano em petróleo, eletricidade e gás natural.

De acordo com a fabricante de computadores HP, se 100 mil usuários desligarem os computadores ao final de cada dia, a economia de energia poderá ser de mais de 2.680 quilowatts hora (kWh), e a redução nas emissões de carbono poderá atingir mais de 1.600 kg por dia. ‘‘Isso equivale a eliminar mais de 105 carros das ruas mensalmente’’, diz a empresa.

 “Se considerarmos que um monitor LCD consome 14 vezes mais quando está em plena atividade do que quando está em modo sleep, ou que a CPU consome 15 vezes mais quando em uso do que quando em sleep, dá para se ter uma noção do prejuízo que as empresas sofrem”,

explica o executivo Tim Willemsem da New Boundary, empresa norte-americana que oferece soluções para economia de energia nos PCs.

Algumas dicas:

 1. Desligue seu PC quando não estiver em uso

Muitas pessoas acham que o processo de ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixar o aparelho ligado. Não é verdade. Sempre que for se ausentar por mais de meia hora, vale a pena desligar o computador. Um bom exemplo é na hora do almoço. Um computador ligado durante 1 hora/dia consome 5,0 kwh/mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente de desligar o computador durante esta uma hora de almoço será de 60 kwh, o que leva cada pessoa que desligar seu computador a deixar de jogar na atmosfera 18 quilos de CO2. Esse volume corresponde ao emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 km.

2. Desligue o monitor quando for deixá-lo inativo por mais de 15 minutos

Em relação à energia, o mesmo raciocínio se aplica ao monitor de vídeo. Desligue-o sempre que for se afastar por mais de 15 minutos. A solução interessa bastante à empresa, que conseguirá uma grande redução no consumo de energia, economizando dinheiro e os recursos da sociedade e do planeta.  Economize! ;)

As informações são do Diário do Nordeste e do Programa de Gestão Ambiental (PGA) do Governo Federal. O texto é colaboração de Gustavo, do Senac TI.

    Leia também: