O que levar em consideração na hora de escolher a faculdade?

como escolher a faculdade certa

A entrada no curso superior é um ponto de partida na carreira. É onde começa toda a preparação para você se tornar o profissional que escolheu ser. Afinal, quem nunca sonhou com o diploma universitário nas mãos, não é mesmo? 

Mas para esse objetivo se tornar realidade não é só escolher uma profissão que tenha a ver com você. É preciso avaliar também qual instituição se adequará às suas necessidades e que irá garantir o seu preparo para o mercado de trabalho!

A tarefa não é fácil, afinal são vários quesitos que entram em análise. Por isso, selecionamentos algumas dicas que poderão ajudar você nessa decisão. Confira!

5 dicas para escolher a faculdade certa para a sua graduação

Infraestrutura

Uma boa estrutura universitária não se baseia apenas em espaços de convivência, salas de aula e praças de alimentação. É preciso analisar os recursos que vão interferir na sua preparação profissional, como a qualidade da biblioteca e a presença de bons laboratórios. Em cursos na área da saúde, ciências exatas e biológicas, por exemplo, a presença de laboratórios bem equipados é fundamental para a formação prática do profissional.

Corpo docente

A equipe de professores que vai acompanhar a sua formação é outro aspecto que não pode ficar de lado! Por isso, procure saber sobre a capacitação de cada docente, observando a quantidade de especializações e experiência que ele pode oferecer para o seu ensino.

Além disso, avalie se esse profissional ainda está em contato com o mercado de trabalho. Assim, ele poderá dar insights interessantes sobre a profissão e trabalhar conteúdos que irão agregar à sua formação.

Grade Curricular

Nesse quesito, é importante ter em mente o enfoque que você pretende ter na sua formação. A intenção é começar a trabalhar logo ou virar um grande pesquisador? Ao avaliar a grade curricular das instituições, é possível perceber que algumas estão mais voltadas para a prática e outras para a pesquisa. Se o seu objetivo é ter um preparo mais focado no mercado de trabalho, a primeira opção pode ser mais promissora para o seu futuro profissional.

Proximidade com o mercado de trabalho

Uma instituição que mantém relações com grandes empresas e coloca o aluno mais perto do mercado de trabalho costuma formar profissionais mais seguros e preparados para os desafios que irão enfrentar. Por isso, é importante ter na sua formação uma série de visitas técnicas, aulas práticas e a possibilidade de estágios.

Uma boa forma de descobrir se a instituição que você quer tem essas atividades é conversando com os próprios alunos. Sabe aquele amigo que acabou de concluir a graduação nesse mesmo lugar? Chame-o para conversar!

Reconhecimento pelo Ministério da Educação

O reconhecimento de uma instituição pelo MEC é a comprovação de que ela está apta para capacitar profissionalmente os seus alunos. Assim, é fundamental estar bem informado sobre isso para ter a ciência sobre a legalidade do seu curso e do futuro diploma de conclusão! Para confirmar esse detalhe é só pesquisar a lista de instituições cadastradas no próprio site do MEC!

Outro fator importante é a avaliação do curso pelo Enade, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Com ele você confere a qualidade do ensino oferecido pela instituição através de uma avaliação do desempenho dos estudantes,  do corpo docente e da estrutura disponível.

Escolhendo uma boa instituição, o início de uma nova profissão é ainda melhor! Com esforço e comprometimento, o ensino de superior é só o ponto de partida para você se tornar um grande profissional! Já escolheu a sua área? (;

Leia também: