Entenda a diferença entre hidratante, gel, óleo e loção

blog

Cuidar do corpo, ao contrário do que muitos imaginam, não é só uma questão de estética.

A hidratação da pele também é importante para a saúde, já que assim é possível evitar a entrada de micro-organismos que podem causar infecções.

Você já sabe que beber 2 litros de água por dia evita o ressecamento da pele, assim como o uso de cremes, géis, óleos e loções. Mas não há como negar que a variedade de produtos disponíveis no mercado causem dúvidas: para que servem? Como escolher? Quais são as diferenças entre eles?

O hidratante pode agir de duas formas. Na oclusão, produtos à base de silicone, vaselina e outros elementos, formam uma espécie de barreira, diminuindo a perda de água da pele.

Já na umectação, os produtos ajudam a pele na captação da umidade e sua base é geralmente formada por glicerina. No entanto, não é pela base em si que os hidratantes se diferenciam, mas sim por sua textura.

Creme hidratante

Um creme hidratante geralmente pode ser utilizado por todos os tipos de pele e é muito bom para os dias mais frios. Sua textura é semi-sólida e por ser espesso, a absorção acaba sendo mais lenta.  

Ele pode conter corantes, fragrâncias e conservantes, e ajuda na reposição de água e gordura perdidas pela pele.

Óleo

O óleo é ideal para quem tem pele seca, já que a amacia e não deixa que ela perca água.

É indicado que seja usado durante ou após o banho, principalmente no inverno, para penetrar melhor nos poros. Quando usado em dias mais quentes pode deixar a pele oleosa em demasia.

Loção

A loção é menos encorpada e menos oleosa que o hidratante. Sua textura é líquida e leitosa, por isso é importante agitá-la antes de usar. Ela ajuda a reter a água do corpo, evitando seu ressecamento. Também é indicada para dias de intenso calor, pois tem a capacidade de hidratar a pele sem deixá-la com o aspecto “pegajoso”.

Gel

Existem dois tipos: o gel e o gel-creme. O primeiro possui uma textura mais leve e é indicado para peles mais secas. É insolúvel em água, mas hidrata mesmo assim. Já o gel-creme hidrata intensamente, sem aumentar a oleosidade, possui uma concentração de água maior do que a de óleo e é indicada para as peles mais oleosas.

Agora ficou muito mais fácil de escolher qual o melhor produto para você, não é mesmo?

Se você gostou do tema e quer se aperfeiçoar, estamos com inscrições abertas para o Curso Técnico em Estética. Com ele é possível avaliar clientes, indicar e realizar procedimentos de estética, orientando sobre os cuidados específicos com a pele.

O profissional que atua nessa área está comprometido com o embelezamento, a prevenção de doenças, a recuperação e a manutenção da saúde de pele. Ficou interessado? Inscreva-se! :)

Leia também: