Empresas na internet: A receita para um bom relacionamento digital!

redes-sociais-empresas

Todo artigo, texto, palestra, seminário, seja o que for que fale sobre internet, sempre começa com números e dados. Dados repetitivos, sobre o “tal e espantoso crescimento da super tendência chamada internet”, que convenhamos, todo mundo já sabe. Mas muitos ainda insistem em não querer enxergar e acordar para a nova realidade digital.

Então para ser bem breve e apenas reafirmar, dois dados que gosto sempre de mencionar: 90,8% dos usuários que acessam a internet, estão em pelo menos uma rede social e no Brasil, 48% da população tem acesso a internet. (Fonte: comScore e Ibope 2011). O que isso nos mostra? O Brasil ainda tem muito o que crescer, e proporcionalmente o número de usuários nas plataformas digitais irá aumentar.

As empresas hoje não devem optar por se inserir ou não nas mídias digitais, elas simplesmente devem estar lá. E com a entrada de diversas empresas nessas redes, os usuários passaram a ser mais exigentes. Não adianta estar nas redes só para jogar conteúdo e vender seus produtos. As relações de confiança do offline, devem migrar para o online! Nós usuários, queremos relacionamento! Queremos ser ouvidos, queremos ter problemas solucionados, queremos atenção e queremos poder contar com a marca sempre que precisarmos. Queremos ser amigos da marca! Sim, é isso mesmo!

O resultado dessa “amizade” será um usuário curtindo sua empresa e falando bem da sua marca para toda sua rede de contatos. A receita para criar esta amizade? Relacionamento, bom conteúdo e engajamento. Ninguém gosta de empresas egocêntricas. Portanto não fale só da sua empresa ou marca. Entenda e conheça as necessidades do seu público e crie soluções a partir delas! Fale os que seus fãs ou seguidores querem ouvir! Esteja presente, não force a barra, crie conteúdo de qualidade, interaja! Não censure os usuários, não exclua opiniões e comentários, posiciona-se, tenha um diferencial, responda em tempo real, promova experiências, crie engajamento e se destaque!

Texto por Carolina Lima, Analista de Comunicação Digital do Senac/SC e autora do livro Como acabar com sua #empresa em apenas 140 caracteres.

Se você tem interesse em se aprofundar no meio digital, o Senac/SC está preparando um evento de Lançamento da sua Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais! No dia 05 de setembro às 19h, no auditório da Fecomércio no centro de Florianópolis, a autora do best seller “Marketing na Era Digital”, Martha Gabriel fará uma palestra sobre Estratégias de Marketing nas Novas Mídias Digitais. Martha foi apontada pela Revista ProXXXIma em 2011 com um dos 10 profissionais mais inovadores em Marketing Digital. Ela também é palestrante internacional e autora de diversos artigos em congressos na área de tecnologia, marketing e artes. As inscrições encerram ainda hoje, então corre, pois temos pouquíssimas vagas. Faça a sua inscrição aqui!

E para quem tem interesse saber mais sobre sobre nossa Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, deixe seu interesse registrado aqui!

Leia também: