Economizar é um bom investimento

$$$

Uma pesquisa feita pela Grant Thornton International, com empresas e executivos de 40 países, mostra que 92% dos empresários brasileiros entrevistados pretendem aumentar o salário de seus colaboradores em 2012. Se você é um dos que receberá aumento neste ano, prepare-se. Planeje seus gastos para aplicar bem este dinheiro extra.

Quando ganham um aumento, a maior parte das pessoas eleva seu padrão de vida em proporção igual ou maior que o aumento de sua renda. Assim, em geral, mesmo ganhando mais dinheiro, em termos de patrimônio a pessoa fica mais pobre (ou mesmo com patrimônio negativo). Se ao invés disso, permanecessem no nível de consumo equivalente ao seu salário anterior, seriam capazes de poupar.

Mas se seu salário anterior não era suficiente e você está endividado, o dinheiro do aumento é uma boa oportunidade para quitar as dívidas já existentes ao invés de fazer novas. Lembre-se que as taxas de juros no Brasil são altas e que quanto menos dívidas tiver melhor aplicado estará seu dinheiro.

Outra ideia também é guardar o dinheiro para usufruir em projetos de longo prazo, com a aposentadoria.  Resistir às tentações do consumo e economizar ajuda no controle financeiro, e ainda traz segurança para situações indesejadas e não planejadas, como uma demissão ou doença.

As informações são do site da EXAME.

Leia também: