Dicas para se dar bem na apresentação de um trabalho

0309

Quantas vezes você achou que tivesse o domínio de um assunto, mas na hora de explicar para muitas pessoas acabou se sentindo inseguro? Para alguns estudantes, o fato de ter que apresentar um trabalho normalmente é motivo para tensão e dúvidas. Por isso, priorizar a preparação é fundamental para conseguir bons resultados na hora de falar em público. Porque, além de entender o assunto, é preciso ter clareza na forma como se compartilha uma ideia.

Confira algumas dicas para preparar a sua apresentação:

  1. Estude o conteúdo – O primeiro passo para se dar bem em uma apresentação, sem dúvidas, é o domínio do assunto. Por isso, por mais que você tenha produzido todo o trabalho, é importante revisar os conceitos pelo menos um dia antes. Além de sentir mais segurança durante a explicação, certamente a plateia irá compreender o assunto com mais facilidade. Uma boa alternativa é optar por ensaios no dia anterior, chamando um amigo para assistir. Nele você pode simular uma apresentação e encontrar a melhor maneira de expor o que foi produzido.
  1. Defina o tempo de apresentação – Em TCC essa dica é fundamental. Isso porque, nos trabalhos de conclusão de curso, ultrapassar o tempo estipulado pode comprometer a pontuação do estudante. Então, ao ensaiar a sua apresentação, esteja sempre atento ao relógio! O ideal é utilizar ⅔ do que foi determinado, pois, além de deixar um espaço disponível para as perguntas, o seu trabalho tem mais chances de ser claro e objetivo.
  1. Invista em slides interativos – Apostar em algo animado e interativo pode ser uma boa proposta para descontrair, mas também é importante saber quando usar e seguir as formalidades que alguns tipos de apresentações exigem. Slides com tópicos objetivos, tabelas de exemplos e imagens deixam o seu trabalho mais interessante para quem vai assistir, e isso pesa bastante na avaliação do seu desempenho!
  1. Faça um roteiro claro e objetivo – Os próprios tópicos dos slides podem ser usados como um roteiro para a sua apresentação. Por isso, é essencial que eles sejam curtos e objetivos, com o intuito de apenas lembrá-lo do assunto. Nunca use essa ferramenta para ler o que deve ser falado, isso pode dar a impressão de que você não tem domínio do tema. O melhor caminho é explicar o conteúdo com as suas próprias palavras de forma natural.
  2. Treine o seu vocabulário – Seja em apresentações habituais, ou em banca de TCC, é preciso adotar um comportamento que repasse seriedade à plateia. Evite gírias, palavras desconhecidas e, principalmente, mascar chicletes. Lembre-se de que o público deve compreender o que está sendo dito, portanto, sem frases aceleradas ou lentas demais! Afinal, o que deve chamar a atenção de quem assiste é o conteúdo, e não a forma como ele é explicado.
  3. Em TCC, não esqueça de começar se apresentando! – Em bancas de conclusão de curso, os professores costumam observar detalhes que diferenciam a apresentação de cada aluno. Começar falando o seu nome e agradecendo a presença de todos agrega uma boa impressão para quem está assistindo, pois demonstra atenção às pessoas. E, nesse caso, conquistar a plateia é o primeiro passo para começar bem!

Leia também: