Dicas para reutilizar o pó de café no seu dia a dia

1605

O Brasil é um dos maiores consumidores de café no mundo, somos o segundo maior de acordo com a Embrapa Café. Além dos altos números de consumo, o café também é mundialmente reconhecido por seus benefícios, seja no funcionamento do nosso corpo, ou até melhorando nossa atividade cerebral.

O café ajuda a evitar doenças como cirrose e câncer de fígado, além de melhorar o funcionamento desse órgão. Quando você está cansado costuma tomar um cafezinho para acordar, pois a bebida afeta sua atividade cerebral de forma positiva, melhora o humor, energia, memória, tempo de resposta e funcionamento cognitivo geral. Além disso, ela estimula o metabolismo e é fonte de nutrientes importantes, como fósforo, manganês e magnésio.

Mas você sabia que além de saborear essa bebida, é possível também aproveitar o pó depois de passado? Ele pode ser usado em casa ou até em procedimentos estéticos. Veja de quais formas você pode reutilizar:

Confira estas dicas para reutilizar a borra do café em casa:

  1. Se você quer evitar formigas e outros insetos em suas plantas, basta colocar o café na terra dessas plantinhas. Além de afastar esses invasores, ele ainda serve como um fertilizante.
  2. Elimine odores da sua geladeira e armários com o pó de café. Para isso, basta colocá-lo em um pote no ambiente onde que você deseja eliminar o mau cheiro.
  3. Você pode usar o café como um corante natural. Ele pode servir para tingir camisetas e fazer pinturas, basta diluir o pó e usá-lo como tinta.
  4. Produza velas caseiras com o café. Você vai precisar de um pequeno copo, uma toalha de papel, cerca de um copo de cera de velas já derretidas, um pavio, uma tesoura, uma pequena panela para derreter a cera, uma tigela de vidro pequena e pó usado.
  5. Use como um esfoliante corporal ou facial. Devido à granulação do pó, ele remove as células mortas da pele ao fazer a esfoliação, deixando-a mais macia e suave.
  6. Outra dica de beleza: se você utilizou muitos produtos em seu cabelo e acabou ficando com um aspecto pesado, pode usar o café para recuperar o brilho natural. Basta esfregar o pó nos fios antes de lavá-lo.
  7. Utilize o pó para esfregar panelas que possam estar com crostas de queimado. Ele ajuda a eliminar restos de gordura e ajuda a tirar a sujeira das panelas.
  8. Espalhe o pó no pelo de seus bichinhos para evitar pulgas. Além disso, você evita o uso de produtos químicos em seus pets.

Gostou dessas dicas? Agora é hora de colocar em prática e ver outras formas de consumir o café muito além da ingestão!

Leia também: