Dicas para reduzir o uso do smartphone

0907

Atualizar as redes sociais, conferir novas mensagens ou fotografar cada momento tornam a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas. Você já analisou quantas horas passa conectado ao longo do dia? Além de interferir na produtividade e nas relações pessoais, o uso exagerado de smartphones e outros aparelhos vem sendo motivo de preocupação médica. Isso porque, quando se torna um vício para o usuário, ele acaba interferindo em toda a sua rotina e, com isso, na sua própria saúde.

Quando detectar o vício no mundo digital?

Nem sempre é fácil detectar sozinho esse tipo de vício, no entanto, ter consciência sobre ele é o primeiro passo para enfrentá-lo no momento certo. Fique atento: você já percebeu como o seu corpo reage ao ficar longe do smartphone por alguns minutos? Se isso é um motivo para ansiedade e irritabilidade, essa é a hora de repensar e reduzir o tempo de utilização.

5 dicas para combater esse vício

1) Silencie notificações – A chegada de novas mensagens é algo que interrompe a sua concentração? Se a ansiedade faz com que você queira conferir as notificações o tempo todo, silenciar essa função pode gerar bons resultados. Experimente ativar o modo silencioso por 1 hora e aumentar esse período gradativamente.

2)Procure preencher seu tempo livre com novas opções – Com a variedade de tecnologias móveis disponíveis, qualquer tempo livre passou a ser preenchido. Quantas vezes você se deparou utilizando o smartphone durante o almoço com algum amigo? Para mudar essa realidade, procure usar o seu  descanso com novas possibilidades. Um caça-palavras ou um bom livro podem fazer a diferença!

3)Defina pausas diárias – Se você costuma estar entretido com o mundo digital  minuto a minuto, definir uma rotina de pausas pode ser a melhor forma de desapegar desse vício. Comece devagar, desligue todos os seus aparelhos por pelo menos 30 minutos diários e desfrute de outros recursos. Aos poucos essa média pode ser aumentada, o que deixará o seu dia muito mais produtivo.

4)Desligue todos os aparelhos antes de dormir – Se você está prestes a dormir e é interrompido por uma notificação de mensagem, certamente o seu sono será substituído por mais alguns minutos acordado, não é mesmo? Por isso, quem dorme longe do celular costuma ter noites de sono muito mais saudáveis. Adote este hábito cerca de 30 minutos antes de deitar, desligando todos os aparelhos e permitindo que o seu corpo relaxe. Até porque uma noite mal dormida pode interferir de forma bastante negativa na sua saúde!

5)Estipule um tempo de uso – Atualmente existem diversos aplicativos que registram quanto tempo você passa online e podem ajudar a reduzir esse uso. Comece a verificá-lo diariamente, estipulando uma meta de diminuição. Aos poucos será possível notar diferença na sua necessidade de permanecer conectado.
Substituindo o uso contínuo do seu smartphone por novas possibilidades, é possível construir hábitos mais saudáveis e interativos. Compartilhe essa ideia e relembre como você aproveitava o seu tempo livre!

Leia também: