Dicas de livros de Design para ler ainda este ano

1810

O mercado de trabalho para designers exige estudo e atualização constante. Conhecer novas ferramentas, acompanhar as tendências e procurar referências são alguns requisitos básicos para quem atua nessa área. Por isso, nós fizemos uma lista com cinco livros sobre design para ler este ano:

O Processo do Design Gráfico

Este livro contém 20 estudos de caso que reúnem alguns bons nomes da profissão, como  Ahn Sang-Soo, Philippe Apeloig, Michael Bierut, Ed Fella,James Goggin, Graphic Thought Facility, Johnson Banks, Anette Lenz, Me Company, Ralph Schraivogel e outros. O livro oferece um material rico e vasto com diversos temas que podem servir de inspiração para o seu dia a dia. Além disso, as reflexões dos profissionais também ajudam a compartilhar experiências que podem enriquecer o seu processo criativo.

100 Ideias que mudaram o Design Gráfico

Da invenção de Gutenberg aos tablets, o design já passou por diversas mudanças de estilos, cores, formas e expressão e é sobre isso que fala o livro escrito por Steven Heller e Véronique Vienne. A obra reúne algumas ideias que foram cruciais para a construção atual dessa profissão. O livro também traz uma reflexão sobre o futuro dessa área que não trabalha mais com papel, nem tinta, agora funciona de forma tecnológica e digital, dando foco à imagem em movimento e som.

Design de Logotipos

Quem nunca teve um amigo que pediu aquele Logo baratinho não sabe o que é ser designer! Nessa área, os logos são o cartão de visitas de muitas empresas, a forma como elas se apresentam e representam dentro do mercado de trabalho. Neste livro você encontra algumas análises de grandes projetos, trazendo algumas ideias inspiradoras e detalhamentos que podem ajudar nesse processo de criação. Todos os logotipos apresentados nesta obra são desconstruídos, para mostrar a elaboração de cada elemento para que o design se torne eficiente.

Design Digital

E por último, mas não menos importante, o design digital, que é o predominante em nossa atual sociedade. Seja para internet, celular, computador, redes sociais, tudo isso engloba o design digital. O livro faz uma análise mais profunda sobre as relações entre o público e o consumo deste produto, além de apresentar a questão da usabilidade com as diversas telas nas quais interagimos. A obra ainda traz alguns parâmetros de criação orientado a esse tipo de sistemas trazendo a questão da tipografia, cor, estrutura da informação e entre outros.
Gostou das nossas dicas? Agora você só precisa atualizar a sua lista de leitura, confira as opções de cursos voltados para essa área que o Senac SC oferece: http://senac.sc/24q8fF

Leia também: