5 álbuns clássicos para você escutar no Dia Mundial do Rock

13 - dia do rock - blog

Você sabia que dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock? Apesar do nome, a data é comemorada apenas no Brasil e surgiu em alusão a um grande evento musical beneficente, o Live Aid, que ocorreu em 1985, em diversos lugares do mundo.  

A ideia era arrecadar dinheiro para famílias pobres da Etiópia e reuniu diversos nomes do rock mundial: Queen, U2, The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Paul McCartney, Mick Jagger, entre outros. Os principais shows ocorreram nos EUA, na Inglaterra, na Rússia, na Austrália e até no Japão. No fim, mais de 200 mil pessoas assistiram às apresentações e a iniciativa foi um grande sucesso.

Desde então, todo dia 13 de julho é celebrado o Dia Mundial do Rock. Aqui no Senac SC, nós decidimos celebrar essa data relembrando alguns dos álbuns clássicos já lançados por bandas de rock. Quer saber qual foi a nossa lista final? Confira!  

The Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

The Beatles não poderia ficar fora dessa lista! E para representá-los, nada melhor do que Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que completou 50 anos de lançamento no último dia 26 de maio. Considerado por muitos o melhor álbum já lançado, o disco conta com 12 faixas e diversos singles em seu repertório: a canção que dá nome à obra, seguido por dois grandes clássicos: With a little help from my friends e Lucy in the sky with diamonds.

Deu para perceber que esse, com certeza, precisa fazer parte da sua playlist de hoje, não é? ;)

Led Zeppelin – Led Zeppelin IV

O quarto disco da banda britânica é imperdível – e não só por causa de Stairway to heaven! Já nas primeiras notas de Black Dog você percebe que não estamos falando de um trabalho qualquer. O álbum consegue mesclar com maestria músicas pesadas, como Rock and Roll, e outras mais lentas, como Going to California e The Battle of Evermore. É um daqueles álbuns imperdíveis para todos que gostam de rock!

Legião Urbana – Dois

Legião Urbana costuma ser uma banda polêmica: ou você adora ou você odeia. No entanto, pode-se dizer que, durante muito tempo Renato Russo foi o porta-voz de toda uma geração – que não sabia como, mas tinha muito a dizer. E para representar o rock nacional nessa lista, escolhemos o álbum Dois.   

Cheio de hits que tocam até hoje nas rádios, Dois é um ícone da música nacional. Confesse aí, quem nunca se viu cantando a plenos pulmões Eduardo e Mônica? Ou então, parou aqueles dois minutos para pensar diante da letra de Quase sem querer? Então, se você faz parte daquele primeiro grupo que adora Legião Urbana, põe para tocar!

The Rolling Stones – Beggars Banquet

Uma lista de rock não está completa se não incluir The Rolling Stones. Lançado em 1968, Beggars Banquet já inicia com um dos grandes hinos da banda: Sympathy for the devil. Mas, esse não é o único mérito do álbum. Nele, misturam-se blues e rock de um jeito que só Mick Jagger, Keith Richards, Brian Jones e Charlie Watts conseguiriam fazer.

Bob Dylan – Highway 61 Revisited

Bob Dylan, por si só, é um clássico. E nesse álbum, lançado em 1965, ele surgiu com a famosa Like a Rolling Stone. Seguida de outras canções que mostram uma mistura entre o rock e o blues. São apenas nove faixas, mas que merecem ser ouvidas com toda a atenção.

Ufa! Difícil escolher apenas 5 álbuns para representar um gênero musical que há décadas surge com grandes bandas, não é? Nós queríamos colocar muitos outros! E você, quais álbuns incluiria nessa lista?

Para celebrar este dia, fica aí nossa sugestão de playlist para tocar e curtir porque hoje é dia de rock! \m/

Leia também: