Dia do Garçom: um brinde!

213

“Garçom é como filho, por mais que a gente diga que gosta igualmente de todos, sempre tem um da nossa secreta preferência”, diz o escritor e jornalista Xico Sá. Partindo dessa máxima, você pode puxar na memória, que vai lembrar de algum garçom que marcou sua trajetória, seja pelo atendimento adequado ou não. Entre as duas opções, o melhor sempre é que um profissional fique marcado por sua qualidade e não pela falta de trato com os clientes.

Dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Garçom, o responsável por servir as delícias que você degusta confortavelmente em um bar ou restaurante. A palavra tem origem na língua francesa, na qual “garçón” significa garoto, e dizem ter se fixado como nome da profissão pois os franceses, quando aportaram no Brasil, assim chamavam as pessoas que estavam ali para servi-los. Mas, independente da origem da palavra, hoje ser garçom envolve outros aspectos além de servir comidas e bebidas. Os profissionais dessa área, em muitos locais, são também responsáveis por indicar pratos e bebidas, sugerindo harmonizações, e são também personagens importantes na decisão de ir ou não a algum estabelecimento.

Para que um garçom se destaque e seja referência para bares e restaurantes, é preciso treinamento, qualificação e entusiasmo com a profissão. Aos que desejam se dedicar a esse ofício é necessário gostar de lidar com pessoas e entender que o seu serviço pode influenciar positiva ou negativamente no comportamento das pessoas servidas. Afinal, um cliente satisfeito provavelmente não vai se negar a deixar uma gorjeta, não é mesmo?

Com a proximidade da temporada de verão e dos grandes eventos esportivos a busca por qualificação nessa área tem crescido muito. E este é o momento certo para investir em cursos e pensar em um plano de carreira nesse segmento. Diversos gerentes de restaurantes passaram pela função de servir mesas e isso dá a eles credibilidade para administrar um estabelecimento com precisão e qualidade. Algumas Unidades do Senac oferecem qualificação gratuita para Garçom. Em Concórdia, por exemplo, a capacitação acontece pelo Programa Senac de Gratuidade e, em Florianópolis, é disponibilizado o curso de Garçom Básico pelo Pronatec Copa, programa do Governo Federal  que prevê formar profissionais para atender a crescente demanda de turistas que deve aportar no país.

Leia também: