5 habilidades necessárias para se destacar no mercado de trabalho

0202-habilidades-para-se-destacar-blog

As inúmeras especializações e o nível cada vez mais alto dos candidatos faz com que as empresas procurem por muito mais. Possuir as qualificações técnicas, estar interessado e atualizado, ter boas referências são peças-chaves na hora de concorrer a uma vaga de emprego. No entanto, para se destacar e gerar interesse por parte do empresariado, é preciso mais. Quer saber o quê? Então confira as 5 habilidades necessárias para você se destacar no mercado de trabalho.

1. Adequar-se às situações adversas

O mundo está cada vez mais dinâmico. Algo que você fazia há um ano certamente não traz mais os mesmos resultados atualmente. Por isso, é necessário saber trabalhar com as mudanças frequentes do mercado e superar desafios.
Trabalhar com flexibilidade e ser capaz de se adaptar às situações adversas são habilidades que estão intimamente ligadas ao processo criativo. Ou seja: se quiser se destacar no mercado, você precisa conseguir elaborar uma nova solução a partir de diferentes conjuntos de regras.

2. Ser comunicativo e trabalhar em equipe

Saber se comunicar, conquistar as pessoas e construir um marketing pessoal atrativo fazem com que você ganhe espaço no mercado de trabalho e chame a atenção de seus futuros chefes. Converse com os colegas, dê bom dia ao porteiro, seja simpático com seu chefe. Afinal, um profissional deve ser capaz de trabalhar e se integrar com seus colegas. Essas são maneiras simples de criar conexões e se destacar perante os outros.

3. Prestar atenção em novas tecnologias

Com uma frequência cada vez maior, surgem inúmeras tecnologias que transformam o modo de trabalho de todos os segmentos. E, muitas vezes, são capazes de aumentar a produtividade, facilitar processos e trazer ganhos de resultados.

Portanto, dominar novas tecnologias é uma habilidade decisiva na hora de se destacar no mercado de trabalho. Então aí vai a dica: mantenha-se informado quanto aos softwares e outros dispositivos que fazem parte da sua área de atuação.

4. Ser multidisciplinar

Como dito antes, ter conhecimento na sua área de formação é essencial, mas não pode parar por aí! O mercado, hoje em dia, tem requisitado profissionais com raciocínio integrado. Por isso, para se destacar no mercado de trabalho, é preciso ser interdisciplinar. Conhecer um pouco de cada área do processo e transitar por uma ampla gama de assuntos fará com que empregadores prestem mais atenção em você.
Abra a sua cabeça e procure fazer cursos diferentes sobre assuntos que você ainda não conhece!

5. Ser responsável sempre!

Quantas vezes você já entrou em uma loja e recebeu um péssimo atendimento? Ou então foi a um restaurante e sua comida não estava tão boa quanto deveria? Isso pode acontecer por conta de profissionais que não assumem, com comprometimento, a responsabilidade pelo seu trabalho. E, por isso, aí vai a dica: não seja um deles!
Pode parecer clichê, mas a responsabilidade é uma característica muito importante não só no trabalho, como em qualquer outra área da sua vida. Durante o expediente, tenha foco total nas suas tarefas, pois isso traz credibilidade e confiança. E sempre que um imprevisto ocorrer, comunique ao seu chefe e assuma uma postura madura e responsável. Acredite: você será lembrado por isso. ;)

Gostou das dicas? Para você, qual outra habilidade já permitiu que você se destacasse em uma empresa? Compartilhe com a gente!

E se você tem pressa de entrar no mercado de trabalho ou alcançar uma posição melhor na sua empresa, conheça nossos cursos! Tem para todos os gostos e necessidades: cursos de curta duração, técnico e pós-graduação!

Leia também: