Design de interiores sustentável: projetos que unem beleza, economia e preservação ambiental

0802-blog

Muito além da decoração com objetos recicláveis, o design de interiores sustentável busca criar espaços mais completos, funcionais e, principalmente, eficientes. O objetivo é trazer projetos mais responsáveis e benéficos  para o meio ambiente, para a sociedade e também para a economia.

Com isso, uma das bases do design de interiores sustentável é a utilização de bens duráveis. Ou seja, antes de elaborar qualquer projeto, é importante analisar quanto tempo levará até que esses materiais sejam descartados na natureza. Outro aspecto muito importante se refere às necessidades humanas que os ambientes devem atender. Chuveiros, descargas, iluminação e eletrodomésticos devem ser compostos por sistemas que levam em consideração o consumo de água, energia e gás. Tudo isso trará um impacto não só ambiental, mas também econômico.

Pensando nisso, o Senac SC selecionou algumas práticas que podem ajudar bastante na hora de montar um projeto de design de interiores sustentável! Confira:

Dicas para um projeto de design de interiores sustentável

Materiais de baixo impacto ambiental

Hoje em dia, o mercado já oferece diversas opções de materiais que causam um impacto menor no meio ambiente. Madeira reflorestada ou de demolição e revestimentos com materiais renováveis são algumas das opções na hora de escolher a mobília do seu lar.

Além disso, é interessante conhecer o projeto de produção dos materiais escolhidos – afinal, ele também precisa ser sustentável, certo?

Reutilize

Os materiais de reaproveitamento costumam ter boa qualidade e apresentam uma boa duração. E, dependendo do seu estilo de decoração, misturar móveis antigos ou peças reutilizadas com peças novas pode compor um ambiente descontraído!

Luz natural

A iluminação é um fator muito importante para o conforto e a boa aparência de um cômodo. Por isso, para criar um ambiente aconchegante e ao mesmo tempo sustentável, aproveite ao máximo a luz natural! Janelas grandes, aberturas no teto ou nas partes superiores da parede podem dar um toque charmoso à decoração.

Economize água

Que tal economizar água com a simples instalação de torneiras sustentáveis, capazes de economizar em até 60% o consumo? Caso você more em um lugar que permita tal estrutura, também vale a pena considerar a elaboração de um sistema de reutilização da água da chuva para que seja armazenada e utilizada na descarga ou na jardinagem.

Essas foram algumas de nossas dicas! E você, conhece alguma outra para compartilhar com a gente? Escreva nos comentários! ;)

 

Leia também: