Descubra como as redes sociais podem ajudar no aprendizado

104

Muitos pensam que as redes sociais servem apenas como entretenimento, mas na verdade, quando usadas corretamente, também auxiliam – e muito – no aprendizado.  Por meio da ferramenta, pode-se aprender de uma forma mais divertida e descontraída.

A partir de um grupo criado no Facebook, por exemplo, é possível debater assuntos que a turma está estudando, fazer exercícios, tirar dúvidas e complementar a matéria com links externos – vídeos, artigos e assim por diante.

Além disso, um blog criado pelo professor, ou até mesmo pelos alunos, também é uma boa opção. O conteúdo publicado pode servir como um “extra” na aula. Lá o educador pode disponibilizar materiais para download, vídeos pertinentes ao assunto, exercícios e divulgar textos e trabalhos desenvolvidos em sala.

No mundo das redes sociais, até mesmo o Instagram pode agregar conhecimento! É possível compartilhar fotos sobre o assunto estudado, imagens de passeios em museus, vídeos de experiências em sala e assim por diante. Mas lembre-se: os vídeos do Instagram têm até 14 segundos. Para vídeos mais longos, use o Youtube.

O Slideshare é ótimo para divulgar a apresentação de trabalhos em slides e o Google Drive também é bom para criar os trabalhos e textos em grupo. Com a ferramenta, todos os integrantes podem editar o material de diferentes computadores simultaneamente.

E por falar em trabalho em grupo… O Skype é ótimo para quem precisa se reunir, mas não tem tempo. Crie vídeo chamadas e discuta o assunto com a sua turma!

Percebeu que é possível estudar usando as redes sociais? Agora ficou mais fácil compartilhar e aprender nas redes, não é mesmo?

Leia também: