6 curiosidades sobre a primeira viagem do homem à Lua

blog

Há exatos 48 anos, o homem pisava, pela primeira vez, na Lua. A bordo da nave Apollo 11, Neil Armstrong, Edwin Buzz Aldrin e Michael Collins partiram em 16 de julho, enquanto cerca de 1 milhão de pessoas assistiram ao evento direto do Cabo Canaveral, na Flórida.

Os três viajaram por quatro dias até que, às 23h56 – horário de Brasília – do dia 20 de julho de 1969, Armstrong pôde dizer a tão famosa frase “um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”. O feito histórico foi televisionado para cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Depois de pouco menos de 24 horas em solo lunar, começaram os preparativos para o regresso à Terra. Oito dias, três horas e dezoito minutos depois de lançada do Cabo Canaveral, a Apolo 11 mergulhava no Oceano Pacífico e uma histórica conquista fora alcançada: o homem foi e voltou da Lua.  

No entanto, para que a missão fosse bem sucedida, envolveu muito planejamento e algumas curiosidades. Quer descobrir algumas delas? Confira!

Missão de paz

Além da bandeira dos EUA, Armstrong e Aldrin fincaram no solo lunar uma placa de metal com o seguinte texto “Aqui, homens do planeta Terra pisaram na Lua pela primeira vez. Julho, 1969 dC. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade”.

2 kb de memória RAM

O computador da nave que desceu junto com os astronautas chamava-se Apollo Guidance Computer (AGC). Ele pesava 32 kg e tinha uma memória RAM de apenas 2 kb. Não à toa, um pouco antes do pouso, o AGC chegou a falhar por conta de uma sobrecarga de informações.

Três?

A missão Apollo 11 tinha três tripulantes, mas apenas dois desceram na lua: Neil Armstrong e Edwin Buzz Aldrin. Michael Collins era o piloto do Módulo de Comando Columbia, responsável por monitorar a atividades dos colegas na órbita lunar. Segundo relatos, a 96 mil metros de altura, Collins só conseguiu se sentir verdadeiramente aliviado no dia seguinte, quando seus dois companheiros se uniram na viagem de volta à Terra.  

Ao infinito e além!

Conhece o Buzz Lightyear, o astronauta dos filmes Toy Story? Pois foi inspirado em Edwin Buzz Aldrin. Buzz era, na verdade, apelido de infância de Aldrin e só em 1988 ele decidiu incluir em seu nome legal.

Trajes espaciais: 86 ou 14 quilos?

Na Terra, a mochila e o traje espacial dos astronautas pesavam 86 quilos! A vantagem é que, devido à força da gravidade, na Lua os corpos são atraídos com 6 vezes menos força. Resultado: lá, eles só precisavam carregar 14 quilos!  

Apollo XII, XIII, XIV, XI e XVI

Foram feitas outras cinco missões tripuladas à Lua entre os anos de 1969 e 1972. Depois de Armstrong e Aldrin, mais 10 homens pisaram na lua: Charles Conrad, Alan Bean, Edgar Mitchell, Alan Shepard, David Scott, James Irwin, Charles Duke, John Young, Eugene Cernan e Harrison Schmitt.

Gostou? Nos conte se você souber mais alguma curiosidade sobre esse grande feito! ;)

Leia também: