Técnicas para implantar uma cultura organizacional eficiente na sua empresa

toprp-de-blog

Se você perguntasse a cada um de seus colaboradores o que sua empresa faz ou produz, eles conseguiriam responder de maneira clara e concisa? Provavelmente não. E é por isso que conhecer as técnicas para implantar uma cultura organizacional eficiente na sua empresa é de extrema importância.

A fim de garantir o sucesso de uma empresa, não apenas os empreendedores devem ter consciência da razão de ser do seu negócio, mas todos os seus colaboradores. E, para isso, nada melhor do que criar uma cultura organizacional forte.

Quer saber como pequenas atitudes permitem que você crie uma cultura organizacional eficiente desde o começo do seu negócio? A gente mostra!  

Missão, visão e valores

Esse deve ser o ponto de partida. Definir a missão, a visão e os valores do seu negócio é essencial se você quiser atrair colaboradores engajados. No entanto, essas definições não devem ficar apenas no âmbito teórico: é preciso colocá-las em prática todos os dias. Só assim você terá uma equipe com todos os integrantes olhando para a mesma direção.

Fique de olho na hora da contratação

Tudo começa na contratação. No momento em que você seleciona possíveis colaboradores você já deve analisar se eles vão ao encontro dos valores praticados pela sua empresa. Seus funcionários não devem possuir apenas os requisitos técnicos e educacionais, devem também compartilhar dos mesmos objetivos e das mesmas crenças.

Invista em treinamento

Por mais que seus colaboradores conheçam seu negócio, investir em treinamento é fundamental para alinhar sua equipe. E, atualmente, existem alguns métodos que são bastante econômicos.

O Método da Cumbuca, por exemplo, sugerido por Vicente Falconi, em seu livro “O verdadeiro poder”, defende que o empreendedor escolha um livro que contenha aprendizados importantes para a sua equipe. Todos os integrantes devem ler o livro e se reunir uma vez por semana para discuti-lo. A cada encontro, uma pessoa diferente deve liderar o encontro.

Incentive a inovação

Empresas mais modernas e dispostas a criar uma cultura organizacional eficiente agora utilizam o método 70-20-10. Com essa técnica, o colaborador deve fazer suas tarefas durante 70% do tempo disponível. Para refletir ou discutir novas formas de melhorar o trabalho serão dedicados 20% do tempo, e os 10% restantes focados em melhorias para a empresa.

Essa metodologia defende que assim o tempo de trabalho é melhor utilizado e também incentiva a equipe a pensar em formas de inovar os processos continuamente.  

Estas são algumas dicas para você ficar atento caso queira implantar uma cultura organizacional eficiente na sua empresa! Simples, não? Coloque-as em prática e conte para a gente quais foram os resultados!

Leia também: