Você já pensou sobre o que é a criatividade? Talvez seu primeiro impulso seja associar com questões artísticas, mas o termo vai além. Criatividade está relacionada a uma diversidade de áreas como psicologia e neurociência, onde a interpretação de seu conceito varia. Normalmente está vinculada a capacidade de inventar, inovar ou criar. Por isso é uma habilidade relevante e indispensável para o competitivo mercado de trabalho. Pode parecer uma característica individual, mas é uma necessidade coletiva, considerando que em conjunto surgem mais resultados inovadores do que de uma única mente.

O Senac preparou uma série de postagens sobre o assunto, divididas em três partes: na primeira vamos explicar o que é criatividade; na segunda mostraremos dicas e técnicas para ser criativo; por fim, na terceira, teremos entrevistas com professores do Senac, contando um pouco mais sobre a criatividade nas diferentes profissões. Aproveite a série para melhorar seus conhecimentos e ter mais destaque no mercado de trabalho.

O que é criatividade?

Toda empresa precisa de capital criativo, composto pela capacidade e habilidade dos colaboradores para resolver problemas. A criatividade é usada para encarar um mesmo problema por diferentes perspectivas, e pode ser desenvolvida por todas as pessoas, não apenas por um grupo privilegiado. O ponto principal para isto é deixar a mente ativa procurando soluções o tempo todo. Do ponto de vista científico, por muitos anos supôs-se que existia um centro criativo no cérebro, mas recentemente descobriu-se que são as combinações de diversas áreas associadas a todos os sentidos que estimulam e possibilitam a criatividade.

Ser criativo está relacionado a encontrar novos percursos entre ideias e conceitos. Ela exige esforço da flexibilidade cognitiva, ou seja, a possibilidade de alterar as diretrizes de uma situação. Quando se é criativo, o cérebro encara ele mesmo de outra maneira, traçando rotas alternativas e resolvendo um problema seguido do outro.

Para ter uma mente criativa é importante ter uma ampla visão sobre o mundo, não ter medo de errar e ter experiências verdadeiras e diferenciadas. A criatividade pode ser estimulada com livros, filmes, pessoas e lugares, mas principalmente com as conexões feitas em relação a tudo. Os curiosos acabam tendo maior facilidade nesta busca, pois sua postura frente ao desconhecido permite descobertas que contribuirão na futura resolução de problemas.

Acompanhe na próxima postagem as dicas e técnicas para auxiliar o seu desenvolvimento criativo.

Publicações Relacionadas