Dicas para alavancar a criatividade no trabalho

0310

Independente da área de atuação, é um diferencial quando o profissional demonstra qualificação em propor ideias criativas. Além de se destacar enquanto profissional, a rotina marcada por novas possibilidades acaba sendo uma motivação para buscar melhores resultados a cada dia. Quem trabalha na área do design depende ainda mais desse fator, já que cada trabalho requer uma estratégia diferenciada para comunicar uma ação e captar o cliente. Nesse caso, alguns hábitos são fundamentais, principalmente quando servem de inspiração para concluir uma grande ideia.

Aprenda a estimular a sua criatividade:

  1. Compartilhe ideias – Você já deve ter ouvido a famosa frase que diz sobre o quanto é melhor pensar sobre uma ideia em conjunto. As reuniões são rotineiras em muitos ambientes de trabalho, porque não aproveitar para que elas sejam um espaço de compartilhamento de ideias também. Isso se aplica muito bem no próprio ambiente de trabalho de um designer. Por isso, não deixe de pedir sugestões antes de concluir uma nova ideia. Além de motivador, o trabalho em equipe consegue unir diferentes visões sobre uma mesma criação, algo que faz diferença nos resultados e estimula a própria criatividade.
  1. Procure inovar seus hábitos – Ao invés de ir sempre nos mesmos lugares, escutar as mesmas músicas e falar com as mesmas pessoas, procure explorar novas experiências. Essa é uma das melhores oportunidades para quem busca inspiração e, consequentemente, alavancar a criatividade nos seus projetos.
  1. Faça pequenos intervalos durante o dia – Com o corpo e a mente cansados, dificilmente você conseguirá ter boas ideias. Por isso, procure fazer pausas durante o dia para um café ou alguns minutos de conversa, certamente você irá sentir muito mais disposição quando retornar ao trabalho.
  1. Leia sobre assuntos diferentes – Ter a leitura como um hábito é algo que influencia tanto na escrita quanto na busca por novos conhecimentos. Então não deixe de listar obras que abordam assuntos nos quais você tem interesse, essa é uma boa maneira de treinar a sua criatividade em diferentes temas.
  1. Experimente aprender com os erros – Nem toda tentativa é uma garantia de sucesso, mas cada experiência pode ser aproveitada como um aprendizado para o futuro. Em vez de abandonar um antigo projeto que não trouxe resultados esperados, lembre-se dos motivos que o fizeram falhar para não repeti-los nos próximos. Errar é sempre uma boa forma de aprender ainda mais com as suas experiências!
  1. Não deixe que a sua profissão vire rotina – Acordar, trabalhar e voltar para casa no modo automático é algo que desmotiva qualquer um. Sua profissão estará presente em grande parte do seu dia. Portanto, procure aproveitá-la como uma oportunidade para trazer novas ideias e, assim, evitar que ela caia na rotina.. Tente aderir a novas estratégias, sugerir melhorias e compartilhar conhecimento com os seus colegas. A motivação no ambiente de trabalho é sempre uma aliada para a criatividade e o sucesso.
  1. Não se esqueça dos brainstorms – Mais conhecido como uma tempestade de ideias, adotar o brainstorm é a melhor opção para quem pretende estruturar uma hipótese criativa. Com essa técnica, você anota todas as possibilidades que parecem interessantes, para no fim formular uma proposta baseada nessas informações. Essa organização também pode ser feita em grupo, onde todos colaboram com a construção de um projeto inovador deixando-o ainda mais completo.

A atuação de um designer depende da constante criatividade e qualificação do profissional para propor grandes projetos. Se você tem interesse nessa área, não deixe de conferir os cursos de Design de Interiores e de Moda do Senac! http://portal.sc.senac.br

Leia também: