Coworking: conheça esses novos espaços de trabalho

22-blog-topo-de-blog

Quando você pensa em empreender, uma das principais dúvidas que podem surgir é: onde iniciar o seu novo negócio? Algumas pessoas optam por iniciar em sua própria casa (o modelo de trabalho conhecido por home office), enquanto outros optam por alugar uma sala comercial. Enquanto a primeira opção pode parecer “pouco profissional”, a segunda pode custar caro. A solução? Espaços coworking!

Os espaços coworking têm surgido como uma oportunidade para aqueles que querem criar o seu próprio negócio, mas não possuem muito dinheiro para investir. Mas você sabe exatamente do que se tratam esses locais?

O que é?

Coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo tendências de freelancers e startups, são espaços que reúnem pessoas de diferentes áreas que buscam trabalhar de forma independente, mas colaborativa. O objetivo é incentivar a troca de ideias, o compartilhamento e o networking entre profissionais.

É um novo método que está revolucionando a forma que pequenas empresas e profissionais autônomos se relacionam entre si. Não à toa, há atualmente mais de 800 espaços de coworking espalhados pelo Brasil, de acordo com o Censo Coworking Brasil 2017.

E todo esse êxito é fruto de uma ideia muito simples: profissionais independentes que procuram um espaço democrático e acessível para desenvolver seus projetos. Sem o isolamento do home office ou as distrações de um espaço público.

Funciona da seguinte forma: o profissional paga um valor, calculado por hora, para utilizar o espaço de trabalho. Aluguel, luz, água, internet, telefone, manutenção do espaço e outras taxas ficam por conta do proprietário da instalação. Ou seja, você encontra ambientes com uma estrutura completa para o trabalho autônomo. É possível trabalhar com acesso a internet e receber clientes para reuniões como se você alugasse sua própria sala comercial. Mas com a vantagem do custo de manutenção muito menor.

As vantagens do coworking

O coworking procura resolver três tipos de problemas: empreendedores que não querem arcar com os gastos de manter um escritório próprio; profissionais que buscam aumentar seu networking; e pessoas que trabalham em casa, mas se sentem isolados. Entre as principais vantagens, estão:

  • Economia de custos
  • Ambiente de trabalho mais dinâmico
  • Sustentabilidade financeira e ambiental
  • Estrutura planejada para o trabalho autônomo e coletivo
  • Possibilidade de networking com pessoas de diversas áreas
  • Maior praticidade por não precisar administrar o espaço
  • Acesso facilitado a investidores
  • Eventos que aproximam pessoas e ideias

Essas são apenas algumas vantagens que os espaços coworking oferecem aos profissionais! E aí, já se convenceu a dar o primeiro passo para abrir o seu negócio?

Mas antes, é preciso estudo e muito conhecimento na área! No Senac, você encontra diversas opções de cursos nas áreas de Gestão e Negócios. São pós-graduações, cursos técnicos ou de curta duração para você empreender sem medo. Veja qual se adapta melhor ao seu perfil e não perca a chance!  

Leia também: