Conheça as vantagens dos alimentos orgânicos

124

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/tiki/blog/wp-content/plugins/easy-social-share-buttons/includes/class-easy-social-share-buttons.php on line 762

De 25 de maio a 1º de junho, acontece em todo o Brasil a Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa do governo federal tem como objetivo estimular a produção e o consumo dos orgânicos, bem como esclarecer dúvidas da população sobre esses alimentos.

Para que um alimento seja considerado orgânico, deve ser isento de insumos artificiais, como adubos químicos e agrotóxicos, de drogas veterinárias – hormônios e antibióticos – e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos,é proibido o uso de radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos, como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros. Além disso, o cultivo de orgânicos deve respeitar o meio ambiente, utilizando como base do processo produtivo os princípios agroecológicos, como o uso responsável do solo, da água, do ar e demais recursos naturais.

Para garantir a origem e a qualidade dos produtos industrializados vendidos como orgânicos, existe na legislação brasileira o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica – SISORG, no qual o Ministério da Agricultura é responsável por credenciar e fiscalizar as entidades que verificam se os produtos orgânicos que vão para o mercado estão seguindo as normas oficiais. Diversas marcas do país já comercializam bebidas, biscoitos, geleias, cafés, grãos e muitos outros produtos que levam o selo “Produto Orgânico Brasil”, o que garante a procedência dos ingredientes utilizados.

 

    As vantagens dos produtos orgânicos vão além do meio ambiente. Geralmente mais aromáticos e saborosos, os legumes, frutas, vegetais e temperos cultivados dessa maneira, deixam as receitas ainda mais gostosas. Procure saber os locais em sua cidade onde esses alimentos são comercializados e experimente.

    Leia também: