Conheça a primeira geração completamente digital e saiba o que o futuro lhes reserva

0406

Os baby boomers são a geração nascida entre 1946 e 1964. Já a geração X é composta pelos nascidos entre 1965 e 1979. Então vieram os millennials, nascidos entre 1980 e 1996, seguidos da geração Z, nascidos entre 1997 e 2010. Agora, nos deparamos com uma nova geração: a alfa, formada pelos filhos dos millennials. Essa geração já veio ao mundo 100% conectada e com pouco ou nenhum contato com o mundo analógico.

O instituto de pesquisa americano Pew Research Center afirma que estudar as gerações é importante para entendermos como acontecimentos globais, sociais e econômicos relacionam-se para compor nossa visão de mundo. A geração alfa (ou alpha), formada por nascidos a partir de 2010 – ano do lançamento do iPad, vive em um universo constantemente conectado a diferentes telas e à internet. É através delas que conhecem o mundo.

Segundo a pesquisa, os alfas são criados em famílias com maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que possibilitará melhores perspectivas em relação às gerações anteriores. Não se trata apenas de perspectivas financeiras, mas também em relação à qualidade de vida, educação e oportunidades no mercado de trabalho.

Em contrapartida, por nascerem em uma época 100% tecnológica, esses indivíduos têm maior tendência a desenvolver alguns problemas, como, por exemplo, com comunicação interpessoal. A interação pessoal será menor e, por consequência, o envolvimento social com amigos e em grupos também. Além disso, podem sofrer com déficit de atenção, problemas oftalmológicos e dores devido à má postura.

Por outro lado, a alta conectividade pode auxiliar na criação de uma geração mais produtora e engajada, contribuindo para o empreendedorismo com novos produtos, serviços e produção de conteúdo, e trabalhando em cargos convencionais e até em profissões que ainda não existem.

Ainda não sabemos até quando as crianças nascidas a partir de 2010 serão denominadas de alfa, o que sabemos é que essa geração trará grandes descobertas tecnológicas e novos conhecimentos num futuro próximo.

Leia também: