Compostagem transforma resíduos em adubo orgânico

132

A compostagem é um processo biológico de decomposição, que transforma matéria orgânica – restos de origem vegetal ou animal – em uma mistura rica, que pode ser usada como adubo. Ou seja, as sobras de comida, podas de árvore, serragem, palha e muitos outros materiais orgânicos têm potencial para reaproveitamento, enriquecendo o solo em que serão cultivadas novas plantas.

O processo de compostagem é muito vantajoso, já que a matéria orgânica possui diferentes tipos de minerais. Quanto maior a variedade de materiais utilizados, também será grande a variedade de micro-organismos atuantes no solo. Outras vantagens desse tipo de reciclagem são a redução da contaminação e poluição ambiental e diminuição do lixo destinado a aterros sanitários.

Como fazer uma compostagem

É possível fazer uma compostagem até mesmo em locais onde não há um jardim. Você só precisa de uma caixa de plástico para acomodar os resíduos e alguns outros materiais. Veja abaixo a lista:

  •  Caixa de plástico
  •  Terra seca
  •  Resíduos orgânicos
  •  Estrume
  •  Borra de café

Para produzir o composto, o primeiro passo é fazer furos na caixa plástica. Depois disso, pique os resíduos orgânicos (este procedimento acelera a decomposição). Comece a montagem da composteira colocando um pouco de terra seca no fundo da caixa. Em seguida, coloque uma camada dos resíduos orgânicos. O terceiro passo é colocar o estrume, que fornece micro-organismos para a decomposição dos materiais. Para finalizar, coloque a borra de café, que evitará o aparecimento de mau cheiro e animais ou insetos. Feche a caixa e abra a cada três dias para revirar a terra. Após aproximadamente 2 meses, o composto obtido será ideal para adubar suas plantas. Clique e confira o resultado em vídeo.

 

Leia também: