Comportamento do consumidor: saiba como aproveitar algumas tendências para o seu negócio

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O consumidor possui um comportamento no mercado que reflete as mudanças pelas quais a sociedade passa ao longo dos tempos. Esse perfil muda de acordo com o tempo e o contexto social. A tecnologia é uma das principais influenciadoras nesse processo, seja no acesso às informações ou até no formato de compra que é cada vez mais presente dentro do universo digital. Conheça alguns padrões de comportamento dos atuais consumidores:

Internet

O atual consumidor é ativo na busca por informações sobre o que deseja comprar. A internet é um grande facilitador disso. Por meio dessa ferramenta ele busca preços e pesquisa sobre a satisfação de outros clientes com o produto. Segundo uma pesquisa de HubSpot, 51% dos consumidores afirmam ter mais confiança nas informações do Google do que na opinião de amigos e familiares (46%). Este é só um exemplo de como essa tecnologia revolucionou a forma de compra, inclusive ela permite que a interação entre cliente e marca seja maior do que antigamente, graças às redes sociais que permitem esse contato mais direto com as empresas.

Isso tem tornado diferente a forma de compra. A decisão final acontece de forma mais consciente, pois o cliente busca não só informação sobre o produto, mas também avaliação de outras pessoas e usabilidade. Segundo Andre Luiz Carvalho, consultor do Senac SC, “esta condição tem impactado o consumo, pois agora temos dados do fabricante, depoimentos de outros usuários, recomendações de quem já fez aquela compra anteriormente (sejam positivas ou negativas), com um simples toque na tela, onde é possível efetivar a compra.”.

Mais comodidade

O consumidor quer facilidade na hora das compras. Burocracias ou barreiras demais durante esse processo são coisas que podem comprometer a venda final. A experiência do cliente, seja online ou na loja física, deve ser a melhor possível. No meio online isso é ainda mais importante, afinal, muitos passos até a compra final podem fazer com que o cliente desista do produto.

Outro ponto importante a ser pensado é sobre a qualidade do seu site. A página não pode ser lenta, o design deve ser responsivo e atrativo. As informações devem ser claras e objetivas, a navegação deve ser realizada em poucos cliques. Tudo isso contribui para a usabilidade do site, permitindo que ele tenha um melhor desempenho e ofereça uma boa experiência para o usuário.

Tendências e novidades

Em todas as áreas existem novidades e tendências das quais o cliente gosta de saber para estar alinhado com o que há de recente no mercado. Por isso, estar atualizado é essencial para conquistar a atenção do consumidor, pois ele sabe que pode encontrar sempre as novidades na sua empresa. Além disso, a inovação também é algo que atrai o consumidor. Pensar fora da curva, trazendo sempre algo diferente e não usual no mercado, é uma forma de conquistar novos consumidores.

Sustentabilidade

Pensar nos impactos ambientais, econômicos e sociais que sua empresa causa ao meio no qual ela está inserida é essencial. Essa consciência é algo cada vez mais difundido na sociedade e pensar nisso para sua empresa é uma forma de garantir o seu futuro também. Produtos ecologicamente corretos, processos de produção e de trabalho que agridem menos o meio ambiente, são algumas ideias que se implantadas só trazem benefícios para o futuro do seu negócio e para os seus consumidores.

Para Andre Luiz Carvalho, “Com tantos novos formatos e significados, o ato de comprar se tornou uma jornada, na qual apenas as empresas mais atentas e preparadas poderão participar até o fim.”. Para isso, é preciso buscar o conhecimento para enriquecer a experiência da sua empresa, valores que podem ser encontrados na Missão Técnica de NY. Uma viagem que busca o aprendizado sobre varejo dentro de grandes empresas mundiais e ainda participa da maior feira de varejo do mundo. Saiba mais sobre a Missão NY 2019 em: http://senac.sc/wvXBE8

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