Como tornar a tecnologia uma aliada aos estudos

0605

Exercícios, leituras e produções de textos fazem parte de uma rotina de estudos. Mas você já pensou no quanto a tecnologia oferece recursos que ajudam a reforçar o assunto visto em sala de aula e como ela pode ser uma aliada nos resultados? É possível armazenar livros no seu smartphone e aproveitar o tempo da melhor forma. Só não vale esquecer de compartilhar as dúvidas com o seu professor, assim você debate o assunto e aprende de forma interativa! Confira:

5 vantagens que a tecnologia oferece na hora dos estudos:

  1. Ela pode tornar a hora dos estudos mais atrativa e motivadora, aumentando as possibilidades de exercícios e interação. Mas, é claro, todas as notificações devem ser silenciadas!
  2. Armazena leituras e exercícios com mais praticidade. Sabe aquele congestionamento diário que você pega na volta para casa? Esse pode ser um bom momento para reforçar o conteúdo através do seu smartphone!
  3. Reduz a quantidade de papel utilizada na impressão de textos e exercícios, além de disponibilizar livros e materiais gratuitos para download.
  4. Oferece aplicativos que abordam diferentes assuntos, o que ajuda a despertar novas curiosidades e conhecimentos.
  5. Dispõe de recursos para reforçar o aprendizado de forma interativa e participativa. Ao fazer um quiz ou selecionar uma playlist relacionada aos estudos, o conteúdo que você está aprendendo enquanto se diverte pode ser agregado ao seu conhecimento.

Foco nas oportunidades

Hoje é possível encontrar diversos aplicativos planejados para a educação. Mas fique atento com todas essas opções: procure as mais confiáveis dentro da rede e que possuam conteúdo de qualidade. Seja um curso de idiomas, quiz interativo de história ou aulas de reforço em matemática, cada um é pensado para auxiliar as suas dificuldades. E se você é atraído por essa alternativa, aproveite todas as oportunidades disponíveis! Analise aquilo que você mais tem dúvidas e procure opções que abordem o tema. Certamente será uma boa maneira de reforçar o seu conhecimento.

Para quem gosta de livros, alternativas também não faltam! A quantidade de obras gratuitas disponíveis na internet é grande, e como você já deve saber, não há nada mais importante para um aluno do que uma boa rotina de leituras. Além de ter contato com diferentes assuntos, essa é uma forma de aumentar o vocabulário e refinar sua escrita. Outra opção é são aplicativos que podem ajudar na organização das suas leituras, dando indicações de livros e montando aquela lista para você não deixar nenhum livro para trás. Portanto, monte a sua lista de livros e mãos à obra!

E os resultados?

O objetivo de inserir a tecnologia nos estudos é motivar a concentração, certo? Então é importante ficar atento se os resultados estão de acordo com o esperado. Se ao invés de completar exercícios, você está disperso com outros recursos tecnológicos, é melhor rever esse uso! Por isso, é fundamental desativar notificações de mensagens e redes sociais. Com o aparelho preparado para os seus estudos, os resultados certamente serão positivos. 

Leve esse conhecimento para a sala de aula, compartilhe com seus colegas e professores e inclua a tecnologia na sua rotina de estudos tendo um grande aliado dentro e fora da sala de aula.

Você costuma utilizar a tecnologia na sua rotina de estudos? Compartilhe com a gente alguns aplicativos! (;

Leia também: