Como sua empresa pode contribuir com a preservação da natureza

110

O número de empresas preocupadas com o meio ambiente vem crescendo cada vez mais. As ideias para colaborar com a preservação da natureza são muitas e vão de atitudes extremamente simples a projetos que demandam tempo e estudo.

O Itaú Unibanco, por exemplo, se destaca quando o assunto é sustentabilidade. Segundo o site da revista Exame, a empresa foi eleita a mais sustentável de 2013 e ganhou destaque ao disponibilizar bicicletas para a população, visando a melhoria da mobilidade urbana.

A Natura também contribui com o meio ambiente. Ela foi a primeira a vender produtos como xampus e cosméticos em refis. Além disso, para transportar seus produtos, os veículos de pequeno porte da empresa são abastecidos apenas com GNV e álcool no lugar da gasolina. Outra empresa que investe em projetos de preservação da natureza é a Petrobras. No site da companhia é possível conferir em quais áreas de preservação ela atua.

Se você é empreendedor e também quer adotar práticas sustentáveis, algumas atitudes simples podem transformar o seu dia a dia e de toda a sociedade. Sabe aqueles papeis extras que você imprimiu e que iriam para o lixo? Transforme-os em blocos de notas. Opte por lâmpadas fluorescentes no escritório e, quando puder, abra as janelas! Deixe a luz natural entrar o vento arejar a sala. Além disso, não se esqueça de fazer a coleta seletiva.

Desligue os monitores dos computadores quando você sair para almoçar, por exemplo. E, quando o expediente terminar, tire os eletrônicos da tomada.
Se você trabalha perto da empresa, procure fazer uma caminhada ou opte pela bicicleta no lugar do carro.

Você também pode se inspirar na ideia do Senac. A empresa disponibilizou uma caneca para colaborador, incentivando a preservação do meio ambiente. Dessa forma, todos podem tomar água e aquele cafezinho gostoso sem usar copos plásticos.

Com todas essas ideias ficou difícil não se inspirar, não é mesmo?
Vamos colocar essas dicas em prática e cuidar da natureza? Só temos a ganhar com isso! =)

Leia também: