Como melhorar seu networking e criar oportunidades no mercado de trabalho

2003

Quem mantém uma rede de contatos profissionais ativa sempre acaba se deparando com novas oportunidades. Seja por indicação ou até uma simples troca de experiências em um curso de aperfeiçoamento, não é segredo que o networking é uma necessidade para quem busca alavancar a carreira.

No entanto, novas relações não surgem da noite para o dia. É preciso interagir e buscar conhecer pessoas em todos os lugares, assim como reviver os relacionamentos já conquistados.

Conheça algumas dicas para melhorar seu networking:

Busque contatos antigos – Sabe aquele amigo de infância que você acabou perdendo o contato? Não é difícil encontrá-lo através das diversas redes sociais disponíveis. Além de relembrar os velhos tempos, ele pode ser um membro a mais na sua rede de relações profissionais, principalmente se ambos seguiram carreiras parecidas. Chame ele para um café, assunto é o que não vai faltar!

Marque presença – São nos eventos que ocorrem as melhores oportunidades para aumentar as relações profissionais. Ao invés de permanecer no seu ciclo de amigos, experimente conhecer pessoas e trocar experiências. Se o seu amigo tem um conhecido que trabalha na empresa que você busca conhecer, lembre que essa é uma boa oportunidade para tirar as suas dúvidas! Por isso, deixe de lado os salgadinhos do buffet e vá em busca de novos contatos para alavancar o seu networking!

Troque cartões de visita – Independente do lugar que você está indo, leve sempre os seus cartões na carteira. Além de ter uma boa conversa profissional, é extremamente importante criar uma relação de contato com outras pessoas. Por isso, distribua seu número para aqueles que, futuramente, poderão auxiliar em novas oportunidades e guarde os cartões recebidos.

Mantenha o foco na sua área – Diante de novas oportunidades profissionais, lembre de analisar se é isso que você quer para o seu futuro. Manter a relação pode ser uma forma de trocar experiências e melhorar seu networking, mas lembre de manter o foco com áreas de atuação distantes do seu objetivo!

Fale pessoalmente – As redes sociais facilitam bastante a construção de novas relações profissionais. No entanto, uma conversa acompanhada de um café pode render resultados muito melhores. Sabe aquele colega cheio de experiências para contar? Chame-o para um almoço! Com poucas horas de conversa você já terá um grande aliado no seu ciclo profissional.

Faça abordagens naturais Forçar uma amizade certamente não ajuda a criar bons laços profissionais. Por isso, antes de puxar assunto com a diretora da empresa que você encontrou na festa, lembre de não ser um incômodo para ela. Além disso, pressionar uma conversa que não é interessante para ambos deve ser uma ideia descartada. Guarde bem: interesse mútuo é essencial para melhorar seu networking!

E você? Costuma investir em networking? Além de fortalecer seus contatos profissionais, essa é uma forma de conhecer grandes pessoas! Busque trocar experiências e agregar novas convivências na sua rotina. Com boas relações é possível criar grandes oportunidades! (;

Leia também: