Como crescer no trabalho sendo MEI?

0901

Prosperar como microempreendedor individual é um desafio no mercado. Para começar, a forma de atuação desse nicho compreende trabalhos que nem sempre exigem uma demanda fixa e periódica, ela surge de forma livre e conforme a necessidade de seu público. Mas não é por conta disso que não podemos criar uma rotina de trabalho e produção que forneça segurança no ganho de renda. A palavra ideal para isso é planejamento, e ela faz parte da nossa primeira dica para crescer em 2019 sendo MEI;

Planejamento sempre

 

Não somente nos negócios, mas na vida pessoal, não há projeto que evolua sem planejamento. Ele vai apontar o caminho certo em busca dos seus objetivos. Pode ser feito de diversas formas, no papel, agenda, computador, até com post its, a grande questão é organizar o que você deseja colocar em prática esse ano para que possa avançar no seu negócio. Dessa forma, é possível acompanhar a evolução do seu trabalho dentro do que você deseja alcançar. Isso ajuda a visualizar melhor  os aspectos que você pode melhorar e ampliar seu negócio, pensando nos custos e benefícios disso, além de evitar que você invista em ideias que podem não ser tão proveitosas no momento. Confira algumas dicas que podem de ajudar a pensar no seu 2019:

  1. Faça uma pesquisa de mercado
  2. Acompanhe seus concorrentes e o que estão fazendo
  3. Tenha um diferencial competitivo
  4. Pesquise fornecedores para atender suas necessidades
  5. Saiba a opinião do cliente para garantir que está no rumo certo
  6. Pense em cenários bons e ruins para sua empresa
  7. Controle os resultados e promova os ajustes necessários
  8. Chegue a uma versão final da sua ideia que seja possível de executar

Conhecimento de mercado

Saiba muito bem onde você está inserido e conheça seus clientes. Saber o que eles desejam ajuda a enxergar novas oportunidades de inovação dentro da sua área, o diferencial pode ser aquilo que te faz ficar à frente da concorrência. Isso agrega valor ao seu produto ou serviço e pode ser a melhor forma de conseguir um bom retorno para o seu negócio.

Use e abuse da tecnologia

Estamos numa era tecnológica com muitas novidades e lançamentos que prometem inovar cada vez mais nosso dia a dia. No seu ramo não deve ser diferente, independente de qual seja, com certeza ele possui alguma inovação que pode facilitar seu trabalho e ajudar nas suas tarefas, podendo até melhorar a experiência do seu cliente. Use sites e blogs de tecnologia para se atualizar na área e conhecer a experiência de outras pessoas que utilizam os novos recursos.

Aproveite as oportunidades

Não adianta planejar tudo e nunca executar, ou suas ideias vão ficar sempre no papel e seu sucesso também. Permita-se inovar no seu produto ou serviço, quanto mais rápido você testar você saberá a aceitação do cliente e verá o aproveitamento real. E não tenha medo de errar e começar de novo, isso também é um dos benefícios de testar rápido, pois você poderá visualizar como é a aceitação e caso não seja positiva, avalie os motivos e invista na correção para que sua ideia possa ser aplicada da melhor forma possível em seu negócio.

Tendências para 2019

A cada ano novas áreas ganham destaque e geram oportunidades. Conhecer as tendências pode ajudar você a inovar no seu empreendimento ou, quem sabe, até começar um novo. Confira algumas áreas promissoras para investir como MEI em 2019:

  1. Serviços elétricos e eletrônicos
  2. Carpintaria e construção em geral
  3. Pintura, jardinagem e limpeza
  4. Serviços de atendimento ao idoso
  5. Engenharia de software e desenvolvimento
  6. Venda e entrega de refeições
  7. Comida orgânica e vegana
  8. Cuidados com animais
  9. Treinamento e consultoria
  10. Design gráfico
  11. Edição e revisão de conteúdo

Gostou das nossas dicas para empreender como MEI? Conheça os cursos da área de gestão do Vestibular 2019/1 Senac SC que podem te ajudar nessa carreira: http://senac.sc/d38VW8

Leia também: