Dicas para começar a sua carreira na área de TI

0208

Assim como em qualquer outra profissão, todo início tem suas dificuldades e incertezas sobre a escolha da carreira a seguir, além dos obstáculos dentro do mercado de trabalho que são cada vez maiores. No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, 45% das atividades remuneradas de hoje podem ser completamente automatizadas no futuro e seis em cada dez ocupações têm a capacidade de ter 30% ou mais de suas tarefas substituídas por sistemas tecnológicos existentes. Isso indica que as empresas estão investindo na área da Tecnologia da Informação e é um setor em constante expansão, que requer cada vez mais profissionais capacitados. Por isso, o panorama atual é bem favorável para as áreas voltadas à tecnologia. Se você tem interesse no assunto e quer trabalhar nessa área, veja algumas dicas para seguir no setor de TI:

Afinidade

Primeiramente é importante identificar se você realmente gosta dessa área, se o seu perfil encaixa dentro desse universo tecnológico. A área de TI oferece grandes oportunidades no mercado de trabalho, mas passa constantemente por mudanças e é necessário estar antenado com as tendências do setor. O que tudo isso significa? Que você precisa ter essa vontade e empenho para estar atualizado conforme o mercado exige.

Estudo

É preciso estar atualizado com as novidades o tempo todo e, com isso, vem a dedicação aos estudos. Pesquise quais são as melhores opções para sua área. Além da sua formação em uma graduação, a realização de cursos extras trazem novos aprendizados e um diferencial ao seu currículo. Uma dica é buscar referências de pessoas que já fizeram o curso de seu interesse, assim você pode ter uma percepção mais prática do conteúdo abordado e suas aplicações.

Estágio

Não existe melhor forma de aplicar e adquirir conhecimentos quanto numa oportunidade de estágio. Esse tipo de contratação permite a conciliação entre estudo e trabalho, além de possibilitar a aplicação dos seus conhecimentos na área e o aprendizado constante com outras pessoas do setor. Procure locais onde você possa adquirir experiência e até verificar a possibilidade de efetivação no cargo, isso ajudará muito no seu futuro dentro da área de TI.

Curiosidade

Este é um dos grandes “motores” para o conhecimento: a curiosidade. A dúvida é um dos motivos pela qual você começa a questionar e descobrir como algo é feito e de que forma pode ser melhorado. Isso pode ser um diferencial apreciado dentro do mercado de trabalho e tem muita relação com a inovação, aprender coisas novas todos os dias e descobrir como elas podem ser feitas e melhoradas. Busque sempre mais conhecimento, seja na internet, nos livros, com colegas ou em cursos.

Network

O network pode ser um facilitador ao longo da vida. Participar de eventos e palestras que acontecem na área de TI próximo a você e buscar contato com outros profissionais é uma forma de partilhar experiências e demonstrar interesse em começar a trabalhar no segmento. Isso agrega cada vez mais para sua formação, além de ajudar em possíveis indicações de vagas no futuro.

Essas são algumas dicas para ajudar nesse início da carreira na área de TI. Como vimos, por meio do conhecimento, é possível se qualificar e se manter atualizado nessa área promissora. Aproveite a oportunidade e venha conhecer os cursos do Senac SC: http://senac.sc/dRuSs9

Leia também: