Chatbot: entenda o novo meio de comunicação entre consumidor e empresa

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Você sabe o que é chatbot? Talvez o nome não seja tão familiar, mas certamente já se deparou com um deles – e quem sabe até fez uso da tecnologia. Também conhecidos por assistentes virtuais, chatbots são aquelas janelas de conversação que servem para tirar dúvidas ou resolver problemas sempre que você entra em um site ou abre um aplicativo de determinada empresa.

Por trás da funcionalidade bastante compreensível, encontra-se softwares responsáveis por gerenciar a troca de mensagens entre o consumidor e a empresa. Eles podem ser simples ou mais complexos, dependendo do seu público-alvo e dos objetivos da sua marca.

Os mais básicos fornecem respostas e opções de serviços para orientar os clientes a resolver suas dúvidas ou realizar ações simples. Já as versões mais sofisticadas têm recursos de Inteligência Artificial – o que os tornam capazes de aprender com exemplos de atendimento. Assim eles são responsáveis por passar informações sobre produtos e serviços oferecidos e realizar operações mais complexas, como a integração entre o chatbot e outros sistemas da empresa.

Alguns aplicativos disponíveis no mercado já possibilitam criar uma versão simples do chatbot e associá-los à página do Facebook ou até mesmo ao seu site ou e-commerce.

Funcionalidades do chatbot

Os chatbots podem ter diferentes funcionalidades, de acordo com as suas demandas. Os softwares programados para o Atendimento ao Cliente têm como função principal o atendimento em primeiro nível – aquelas necessidades mais básicas que antigamente eram feitas por call centers. Por exemplo, informar o preço de um determinado produto ou pedir um táxi em determinada localidade. Essa automatização gera agilidade e permite que as pessoas sejam direcionadas para atendimentos e funções de maior complexidade.

Outra função bastante interessante é a utilização de chatbots na captação de leads. Durante a navegação do usuário no site da sua empresa, o assistente virtual estará disponível para explicar sobre os produtos e serviços, além de envolver o visitante em um diálogo capaz de coletar informações do lead e, dessa maneira, encaminhar para o time comercial.

Além dessas suas principais funções, também é possível usar chatbots em e-commerces, marketing e vendas, pesquisas de opinião, agendamento e reservas, qualificação de bases de dados e CRM (Customer Relationship Management), educação, entretenimento e muito mais.

Vantagens do chatbot para a sua empresa

Veja as principais vantagens em usar chatbots na sua empresa:

  • Redução de custos: com eles, você atende demandas simples sem precisar aumentar sua equipe.
  • Linguagem e interface: quando você usa tecnologias que o seu público já domina, é mais fácil estabelecer comunicação.
  • Engajamento: o chatbot é capaz de reproduzir um atendimento humano com excelência, gerando um serviço de qualidade que cativa e gera engajamento.
  • Escalabilidade: com ele, você tem disponibilidade para interagir com o seu público 24 horas por dia, todos os dias da semana.
  • Personalização: você consegue adaptar o chatbot de acordo com o perfil da sua empresa para que ele se comunique melhor com a sua audiência.
  • Qualidade do atendimento: imagine um vendedor que esclarece dúvidas dos clientes de maneira eficaz, cria filtros inteligentes e envia informações relevantes para os seus público.

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