Brasil, o país dos leitores

Destaque

Os brasileiros estão lendo mais, acredite! E para saber sobre o que estão lendo, a Câmara Brasileira do Livro juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas conduziram um censo em 2010.

O resultado deste censo apontou que, descontando as compras do governo, o setor livreiro nacional saltou de 2,5 bilhões de reais em 2009 para 3,2 bilhões em 2010. E o número de exemplares vendidos em 2010 cresceu mais de 8%, sendo que o preço do livro caiu quase 5% em relação ao ano anterior.

Estes resultados são muito animadores, já que a importância da leitura é indiscutível. Praticar a leitura é dar a si mesmo a oportunidade de descobrir e expandir conhecimentos, além de aprender sobre a nossa história e a de outras civilizações.

O Senac incentiva a leitura por meio de sua Rede de Bibliotecas Senac/SC, formada por 20 Unidades. Inspiradas no conhecimento e na busca pela qualidade da prestação de serviços, estes centros de informação contam com 27.750 acervos, totalizando 90 mil exemplares, todos à disposição da comunidade e dos alunos para consulta e empréstimo.

Todos os meses são gerados em média seis mil empréstimos, 600 renovações e 3,6 mil consultas on-line ao sistema. O objetivo do Senac/SC é ampliar o acervo e a consulta on-line, para facilitar o acesso e contribuir ainda mais com este crescimento da leitura.

Leia também: