Brasil é o terceiro mais empreendedor

Imagem Empreendedorismo

Um em cada quatro brasileiros adultos é dono do próprio negócio. A conclusão é de uma recente pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor, um levantamento anual tocado por meio de uma força-tarefa entre instituições de ensino e de pesquisa de 54 países, considerado o principal mapa do empreendedorismo do planeta.

Com cerca de 27 milhões de pessoas envolvidas num negócio próprio ou na criação de um, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de empreendedorismo. O país fica atrás da gigante China, com 369 milhões de empresários e Estados Unidos, com 39 milhões de empreendedores.

A pesquisa foi realizada com pessoas entre 18 e 64 anos e mostrou que mais da metade dos empresários – 14,4 milhões – têm entre 25 e 44 anos. Outros 3,4 milhões têm até 24 anos. Seis milhões estão na faixa de 45 a 54 anos, e 3,3 milhões têm mais de 55 anos. A renda mensal obtida por metade dos empreendedores chega a, no máximo, três salários mínimos. Um terço deles fatura entre três e seis salários mínimos e menos de 15% tira mais de seis salários mínimos por mês com o próprio negócio.

A participação das mulheres foi destaque na pesquisa, que considerou os negócios formais e também os informais. De cada 100 empreendimentos iniciais, 49 têm comando feminino. A média desse grupo, nos 54 países pesquisados, é de 37 empreendedoras para cada 100. O setor de serviços é o principal responsável por esse crescimento.

Entre as empreendedoras a preferência é por negócios como estética e tratamento de beleza, comércio de vestuário, fornecimento de comida preparada e confecções. Já os homens gostam mais de atividades ligadas à manutenção e reparação de veículos automotores, minimercados, lanchonetes e similares e transporte de passageiros.

Leia também: