Black friday: como evitar fraudes nas compras

2011

Na sexta-feira, dia 23, começa a Black Friday, uma campanha de super descontos que inaugura a temporada de compras natalinas. Nos Estados Unidos, esse evento ocorre um dia depois do Dia de Ação de Graças e agora se tornou uma febre mundial, onde diversos países e redes de lojas aderem à Black Friday. Saiba como fazer suas compras e não ser enganado nessa Black Friday:

Confira os preços antes das promoções

 

Faça um boa pesquisa de preços nos produtos que você quer comprar. É comum que algumas lojas aumentem os valores no período anterior ao da promoção  e ofereçam descontos em cima disso, dando a falsa sensação de que o produto está realmente abaixo do valor de mercado. Uma dica para evitar esses casos é pesquisar no Procon da sua cidade, nessa época são feitos diversos monitoramentos de preços que podem ajudar você a ter ideia da real oferta da loja.

Faça uma lista de compras e desejos

Com tantas opções e promoções, é fácil se perder no meio dos descontos. Faça uma lista de desejos que pode guiar suas compras e ajudar você a não se perder. Além disso, dessa forma você cria um foco para gastar, evitando compras supérfluas e desnecessárias.

Compre em sites seguros

Tenha cuidado com os sites onde você vai comprar, fique atento ao endereço do site, confira as informações da loja, procure selos de segurança que certifiquem a idoneidade da página. Preste atenção ao tipo de informação que a loja disponibiliza, endereço,CNPJ, política de trocas e etc.

Fique atento com o preço do frete e possíveis defeitos nos produtos

As compras pela internet podem oferecer os melhores preços, mas não se esqueça de incluir o frete na hora da pesquisa. Isso pode encarecer sua compra, e uma forma de fugir dessa taxa é procurar a opção de retirar na loja, caso ela exista na sua cidade. Outro ponto para ter atenção são os possíveis defeitos nos produtos, fique atento às regras de troca e devolução, principalmente porque algumas lojas mudam esse regulamento para as promoções.

Pronto para fazer as compras de Natal? Aproveite as dicas e economize neste fim de ano.

Leia também: