De acordo com o Dicionário Michaelis, massagem significa: fricção ou compressão do corpo ou parte dele, para modificar a circulação ou obter vantagens terapêuticas. A definição escrita é bastante abrangente, tanto quanto as técnicas de massagem existentes. Sejam estéticas, fisioterápicas ou relaxantes, as massagens são tratamentos para o corpo e para o bem estar mental.

Abaixo, você conhece um pouco mais sobre algumas técnicas de massagem diferenciadas, que oferecem diversos benefícios.

Massagem com Pindas ou Hot Packs: é uma terapia de SPA, que utiliza uma trouxinha de ervas aquecida durante a execução da massagem. A técnica promove profundo relaxamento do cliente, não só pela massagem em si, mas também pelo calor da pinda, que potencializa a liberação de tensões do cliente. Os benefícios da massagem com pindas aquecidas são: aumenta a vasodilatação, a permeação de ativos e a nutrição dos tecidos, melhora quadros de dor, favorece o relaxamento muscular. Já na massagem com pindas frias, o procedimento diminui a inflamação e promove tonificação da pele (sensação de lifting).

Massagem com Bambus: a bambuterapia (ou bamboo massage) tem sido procurada pelas pessoas principalmente por sua ação modeladora corporal. Com a utilização da técnica, é possível realizar tratamentos corporais e faciais, uma vez que essa é uma massagem completa e eficiente, beneficiando o corpo e a mente. De acordo com o Feng Shui, o bambu simboliza a harmonia entre dois elementos fundamentais: a madeira e a água (força e flexibilidade ao mesmo tempo).

Massagem com Pedras Quentes: A massagem com pedras quentes é uma técnica antiga, que foi utilizada por diversas civilizações e, atualmente, também é aplicada em conjunto com outras terapias, como a hidroterapia, cristalterapia, geoterapia, cromoterapia e aromaterapia, o que potencializou a sua eficácia. E esse mix de técnicas é o que faz a massagem com pedras quentes ficar tão especial, sendo a preferida de muitos dos clientes, dentro ou fora dos SPA’s. Mas é importante frisar que a massagem com pedras quentes é diferente da terapia das pedras quentes. A primeira trabalha os grupos musculares – assim como a massagem relaxante – e a segunda tem como foco equilibrar os chacras (centros energéticos do nosso corpo) por meio da aplicação de pedras semi-preciosas quentes ou a alternância entre pedras quentes e frias nas regiões correspondentes aos chacras.

Massagem com Velas: A Candle Massage pode ser encarada como uma técnica de massagem inovadora, pois utiliza com o material uma vela para a sua execução. Pode parecer contraditório pensar que essa técnica seja relaxante, uma vez que lida com uma vela acesa durante sua execução e que essa “cera” cai no corpo do cliente. O que acontece é que essa vela conta com ingredientes especiais que não queimam a pele da pessoa que recebe. Por isso, o material proporciona uma profunda hidratação (oriunda dos componentes da vela), além do agradável calor da cera derretida em contato com a pele.

O mercado para profissionais que trabalham com as terapias complementares (antes chamadas de alternativas) se renova com bastante frequência, e por isso é preciso estar sempre atualizado com as novas técnicas. Se você tem interesse em se aperfeiçoar ou aprender mais sobre este assunto, o Senac está com vagas abertas para cursos de Aperfeiçoamento em Estética. Entre em contato com o Senac Saúde e Beleza pelo telefone: 330-9600 e saiba mais detalhes.

 

Publicações Relacionadas