As bibliotecas e o Twitter

Biblioteca Nacional - Foto: Agência Estado

Estamos dando adeus àqueles espaços de silêncio predominante, lotados por livros e mais livros. Até dez anos atrás, estes serviços e produtos característicos de bibliotecas que encontrávamos por ai. Hoje em dia, percebendo o rápido desenvolvimento da tecnologia, o boom dos e-books e e-readers, as bibliotecas começaram a se adequar e atravessaram as paredes para disseminar informação (seu principal objetivo) em outros meios.

O meio que vamos destacar aqui é o Twitter. A rede social que mudou a forma como os indivíduos atuam, se comunicam e se expõem, tem sido um ótimo parceiro das bibliotecas. São divulgados eventos, atividades, promoções, oficinas e algumas tem até conseguido transmitir online conversas com escritores convidados em datas especiais.

É um espaço de interação biblioteca-leitor-biblioteca. Pode-se desde identificar itens “banais” como um tweet “Morrendo de frio na biblioteca com este ar condicionado”, ou de sugestões de leitura da biblioteca, como “Venha conferir as novas aquisições da biblioteca deste mês!” (já com link para foto com os livros comprados).

Abaixo elencamos algumas “arrobas” para você usar e abusar do que as bibliotecas podem oferecer:

    Considerada por muitos críticos como uma das mais belas bibliotecas do mundo, a Biblioteca Nacional reune a produção intelectual e cultural do Brasil e através do seu Twitter costuma transmitir vários eventos.

      A Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, situada no coração de Florianópolis, é um espaço que desenvolve várias atividades. O que não reflete muito em seu twitter, que não é atualizado com frequência. Mas vale a pena dar um “Follow” em uma das principais bibliotecas de nosso estado.

        A Biblioteca Universitária da UFSC, além de ter desenvolvido contato com seus usuários, costuma divulgar informação relevante também à comunidade unviersitária e em geral.

          A Biblioteca Central da UDESC tem foco no público acadêmico, mas também é aberta à comunidade em geral. Através de seu Twitter costuma divulgar eventos literários da cidade e atividades culturais da própria universidade com público aberto.

            Localizada em Washington (EUA), a Biblioteca do Congresso é a maior do mundo! Tem um vasto acervo composto de inúmeros suportes que vão desde livros raros a multimídias. O conteúdo é inglês, mas vale a pena.

              Outro membro da família de bibliotecas internacionais. Um dos mais ambiciosos projetos no que se trata de bibliotecas, a Biblioteca Digital Mundial é uma parceria de várias bibliotecas do mundo e que disponibiliza material em domínio público em vários idiomas e formatos.

              Este texto foi uma colaboração de Jorge Moisés Kroll do Prado, da Faculdade de Tecnologia SENAC Florianópolis. Obrigado! :)

              Leia também: