Artigo científico: por que publicar?

topos-de-blog-artigo
  • Atualizado em 25 de janeiro de 2018

Publicar um artigo científico é muito importante para a vida profissional do estudante e também as instituições de ensino. Mas você sabe o porquê?

A publicação um de artigo científico, em geral, é uma oportunidade para que a comunidade acadêmica conheça os diferentes temas que estão sendo pesquisados no meio de ensino e estabeleça contato com determinado autor e sua pesquisa.

Dessa forma, é importante que as instituições de ensino de qualidade incentivem a contínua publicação de artigos científicos produzidos por seus professores e estudantes. Essa prática não só aprimora o diálogo entre os interessado, mas também expõe à comunidade acadêmica os resultados de suas pesquisas em seus diferentes programas (graduação e pós graduação) e grupos de pesquisa.

Nesse contexto, espera-se que estudantes, desde sua graduação, desenvolvam pesquisas e produzam artigos para serem apresentados em congressos, e também publicados em revistas científicas.

A importância das pesquisas acadêmicas

Para os alunos da pós-graduação, por exemplo, a produção e a publicação de artigos durante a realização do mestrado ou doutorado é uma condição para a obtenção do grau desejado.

Por sua vez, os professores devem continuamente publicar pesquisas acadêmicas e, assim, trazer ao público o resultado de seus estudos. Como representantes da instituição de ensino a que pertencem, cabe também a ele expor a qualidade das investigações nela realizadas.

Como se pode perceber, a produção e a publicação de artigos científicos é um diferencial em qualquer fase dos estudos, já que se trata de uma forma de divulgação de pesquisa e também de reconhecimento do autor.

Motivos para publicar um artigo científico

Divulgação científica: é uma excelente oportunidade para dar à comunidade acadêmica a oportunidade de conhecer sua pesquisa, mostrando o que há de avanço na sua área de estudo.

Aumentar o prestígio do autor: pesquisadores com  um grande volume de publicações ganham reconhecimento dentro da comunidade científica, alcançam melhores colocações no mercado de trabalho, e divulgam o nome da instituição a qual estão vinculados.

Apresentação do seu trabalho: muitas instituições de ensino e/ou pesquisa, e várias empresas comerciais frequentemente requerem que os seus profissionais apresentem o progresso de seu trabalho e/ou estudo através da publicação de artigos técnico-científicos.

Posicionar-se no mercado de trabalho: o conhecido ditado em inglês “Publish or perish”, ou seja, “Publique ou pereça”, provavelmente nunca foi tão relevante como nos dias de hoje. Escrever um artigo técnico traz uma boa experiência profissional, além de enriquecer o seu currículo. Isso aumenta suas chances de conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal colocar a mão na massa e escrever um artigo? ;) E se você gosta de pesquisa, o Senac SC possui cursos de graduação e pós-graduação para você se especializar na área que preferir e começar seus estudos acadêmicos o quanto antes! ;)  

banner

    Leia também: