Os riscos e os cuidados do armazenamento de arquivos em nuvem

2202

Até uns anos atrás, na hora de guardar documentos digitais, era comum usar disquetes, CD-ROM, pendrives ou outros dispositivos eletrônicos. Esse hábito fazia com que fosse preciso ter espaço para guardar todos esses itens e cuidar com a sua conservação. Atualmente, com o armazenamento de arquivos em nuvem, a tarefa ficou muito mais prática – e o melhor: não precisa mais reservar a primeira gaveta da estante!

No entanto, é importante conhecer os riscos que os serviços de cloud computing oferecem e tomar alguns cuidados para minimizá-los. Quer saber quais são eles? Confira:

Principais riscos do armazenamento de arquivos em nuvem

Acesso compartilhado

A computação em nuvem pública tem como princípio o modelo multitenancy, ou seja, seus recursos de infraestrutura e software – CPU, espaço, memória, etc – são compartilhados por milhares de pessoas. E esse acesso compartilhado faz com que aumentem os riscos de vazamento de dados privados.

Autenticação, autorização e controle de acesso

Os mecanismos de controle de autenticação, autorização e acesso do provedor de nuvem são muito importantes. Por isso, certifique-se que o seu serviço de cloud computing limita o acesso dos funcionários e que as autorizações sejam apenas para a realização de tarefas necessárias.

Disponibilidade dos arquivos

Ao armazenar seus arquivos em um provedor de nuvem pública, você está sujeito a falhas do serviço. Interrupções no acesso por horas (ou até mesmo dias) e perda permanente de dados são alguns dos problemas mais comuns. Por isso, é importante fazer backup das suas informações em mais de um local.

Deu pra perceber que, apesar de parecer segura, existem alguns riscos que corremos ao utilizarmos o cloud computing, não é? É nesse contexto que se torna fundamental analisar detalhadamente todas as opções disponíveis referentes à proteção de dados. Só depois disso você saberá escolher qual o melhor serviço de armazenamento em nuvem para as suas necessidades!

Além disso, é importante tomar alguns cuidados básicos:

  • Opte por senhas não muito comuns como números em sequência ou datas de nascimento.
  • Não tenha a mesma senha de acesso para todos serviços que você utiliza.
  • Faça atualizações periódicas de segurança em sua máquina.

E você, já teve algum problema com o armazenamento de arquivos na nuvem? Que cuidados você utiliza? Compartilhe com a gente e colabore com uma rede mais segura! ;)

Leia também: