8 itens para analisar ao escolher a área de atuação de um curso técnico

blog

Imagine que você, ao ir para o trabalho, passa por uma agência de turismo e é convidado para preencher um cadastro. Depois de preenchê-lo, descobre que está concorrendo a uma viagem com tudo pago e, se ganhar, terá que decidir entre cinco destinos. Você trabalha normalmente, até que no fim do dia o celular toca: você ganhou!

Sua tarefa agora é decidir para qual cidade ir. Deseja curtir as praias do Rio de Janeiro, aproveitar o lado urbano de São Paulo, o friozinho de Curitiba, o lado histórico de Belo Horizonte ou as belezas de Fortaleza?

Cada cidade tem suas peculiaridades e é preciso levar muitos pontos em consideração para fazer uma boa escolha. O mesmo acontece quando você precisa decidir entre as áreas de atuação do curso técnico que deseja fazer.

No Senac, por exemplo, estamos com vagas abertas para cursos técnicos de seis áreas:

Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Produção cultural e Design; Segurança; Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Diante desses segmentos, o que deve ser analisado para que você aproveite aproveite as aulas e embarque tranquilo nessa viagem rumo ao conhecimento e ao sucesso profissional? Simples: um checklist.

Quando alguém se programa para passear por uma nova cidade, geralmente faz uma lista com os pontos turísticos que deseja conhecer e com o que precisa levar na mala. Nós também criaremos uma lista, mas dessa vez, com o que você precisa analisar antes de escolher a área de atuação do curso técnico que irá fazer.

1 – Identifique suas habilidades;

2 – Pesquise por áreas em que você possa colocar suas habilidades em prática;

3 – Depois de identificar as áreas, liste as profissões que gostaria de ter dentro delas;

4 – Pesquise por cursos técnicos dentro dos segmentos escolhidos;

5 – Pesquise sobre eles e sobre o mercado de trabalho;

6 – Entre em contato com o Senac para saber mais sobre os cursos técnicos de seu interesse;

7 – Converse com os professores e alunos dos cursos;

8 – Matricule-se.

Com esse checklist as chances de aproveitar seu curso e a viagem na busca do conhecimento (e do autoconhecimento) são grandes. O que resta agora é preencher essa lista com calma e atenção, arrumar as malas e partir para essa aventura!

Afinal, não tem nada melhor do que aprender – ainda mais quando é sobre um assunto que você gosta, não é mesmo?

Se você está buscando por cursos técnicos, acesse nosso site! Estamos com inscrições abertas para cursos de vários segmentos. :)

Leia também: