Aplicativo permite rastrear origem de frutas e verduras

Aplicativo permite rastrear origem de frutas, verduras e legumes Blog

De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, cresce de 15% a 20% a agricultura orgânica todos os anos do país. No entanto, apesar dessa crescente procura, muitas vezes é difícil saber exatamente a origem dos produtos na hora da compra.

Pensando nisso, uma empresa catarinense criou um sistema de rastreabilidade que funciona por meio de um aplicativo, o Conecta. Ele permite que o consumidor possa conhecer a origem, verificar informações sobre o processo de produção dos alimentos, além de conferir comentários e avaliações de outros consumidores.

O aplicativo funciona da seguinte forma: basta fazer o download do app e escanear o código de rastreabilidade (QR Code) do produto ou anotar o código de barras e digitar o número no site da empresa. O trabalho de rastreamento é feito com a ajuda da vigilância sanitária e há ainda a cooperação dos representantes de supermercados e dos produtores de alimentos para que o sistema funcione.

Atualmente, o app está presente em diversos estabelecimentos, inclusive em 6 grandes redes de supermercado do país. Só em Santa Catarina, a tecnologia já verificou mais de 44 mil toneladas de hortifrutis e o estado também é responsável por 11% do volume total de produtos rastreados no país.

Essa é uma das demonstrações de como a tecnologia é capaz de facilitar nosso acesso à informação e contribuir para os nossos cuidados com a saúde. Agora que você já sabe a dica para saber exatamente de onde vêm os produtos que você consome, baixe o aplicativo e conte para a gente como foi a experiência aqui nos comentários! ;)

Leia também: