Ajude na conservação do ambiente durante suas férias

162

Aproveitar o período de férias na praia é uma delícia. Poder curtir o mar, o sol e o entardecer a beira-mar é um privilégio para muitas pessoas que trabalharam pesado durante o ano. Mas para que os dias de descanso não se tornem dias de estresse é preciso respeitar a natureza e todas as belezas que ela proporciona. Já imaginou que ruim chegar na praia e encontrar a areia cheia de lixo abandonado por pessoas mal educadas?

Para evitar transtornos com os resíduos gerados, especialmente em praias com menos infraestrutura, leve sempre com você uma sacolinha para o lixo. Todas as sobras do que consumido, inclusive as embalagens, devem ser acondicionas de maneira correta para evitar que a praia se torne um local intransitável por causa dos dejetos na areia. Outra dica para quem vai passar uma temporada em algum balneário, longe de sua casa na cidade, é checar a coleta seletiva na praia onde você ficará hospedado. A separação dos materiais recicláveis é uma atitude que deve ser levada para a vida e não pode tirar férias com você. Caso não haja a coleta, informe-se sobre coletores de lixo informais (catadores) ou locais de coleta e combine a melhor forma para destinar o material corretamente.

Outra atitude indispensável, caso você esteja reformando sua casa na praia, é contratar uma caçamba de entulhos. Deixar os restos de sua obra na rua ou na calçada não é legal pra ninguém e em muitas cidades é contra a lei. Consulte a legislação local e saiba o que fazer com aquilo que não terá mais utilidade na sua casa.

Gestos simples e que são comuns no seu dia a dia precisam se manter mesmo durante as férias. Aproveite os momentos de tempo livre e conheça os parques, lagoas, cachoeiras e praias de sua cidade. A natureza proporciona espetáculos diários que podem e devem ser apreciados. Respeite o meio ambiente, e caso você ainda não pratique atos de preservação das belezas naturais, essa é uma ótima oportunidade para começar. :)

Leia também: