Acelere o metabolismo com alimentos termogênicos

18

Os alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar o gasto calórico do corpo, ou seja, queimam mais calorias durante a digestão. Vamos explicar: todos os alimentos gastam energia para ser digeridos, o que acontece com os termogênicos é que durante este processo o organismo precisa se esforçar mais até que sejam completamente absorvidos.

A introdução destes alimentos em um cardápio diário balanceado acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso. Mas, apesar dos benefícios, é importe salientar que nem todas as pessoas podem consumir os termogênicos. Pessoas com cardiopatias, úlceras, alergias, crianças e gestantes podem ter alterações da pressão arterial, taquicardia, insônia e hipoglicemia.

Quais os melhores alimentos termogênicos?

  • Canela: rica em cálcio mineral, um importante aliado no emagrecimento, a canela acelera o metabolismo basal. Pode ser consumida sob frutas ou bebidas quentes e torna qualquer receita ainda mais saborosa.

  • Óleo de coco: a gordura contida neste alimento faz bem para o organismo, pois é capaz de reduzir o colesterol ruim, acelerar o metabolismo e melhorar o trato intestinal. Além disso, potencializa a absorção de nutrientes.

  • Pimenta vermelha: este ingrediente é rico em capsaicina, uma substância que favorece o aumento da quebra de gorduras. A utilização de até 3g do produto diariamente pode aumentar em até 20% o gasto calórico.

  • Chá verde: este chá, assim como a pimenta vermelha, faz com que o organismo busque energia nas células de gordura. A ingestão de 5 xícaras da bebida diariamente ajuda no processo de emagrecimento.

  • Gengibre: essa raiz é um tempero poderoso e pode ser consumido das mais variadas formas. Ela é capaz de aumentar o gasto calórico em 10% e dar sabor especial para as preparações.

  • Cafeína: este é um ingrediente estimulante que promove o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga e melhora de performance. O ideal é não consumir a noite, para evitar a insônia.

  • Chá de hibisco: a recomendação é ingerir até um litro da bebida por dia, nos lanches e intervalos das refeições. O hibisco utilizado para o chá pode ser encontrado em casas especializadas em produtos naturais.

  • Vinagre de maçã: a acidez do vinagre de maçã tem ação parecida com a da pimenta. A recomendação é consumir 1 ½ colher de chá deste tempero 2 vezes ao dia. Adicione a saladas e outros pratos frios.

É importante lembrar que estes alimentos devem ser ingeridos com equilíbrio e moderação. Antes de começar a utilizá-los consulte um médico ou nutricionista para checar suas condições e saúde e obter mais orientações.

Leia também: